Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Portugal tem 94 mil milionários

Estudo do Credit Suisse sobre a riqueza global revela fortunas de portugueses. Há menos pessoas com 1 milhão dólares.
18 de Outubro de 2018 às 19:25
Dinheiro
Notas
Dinheiro
Notas
Dinheiro
Notas

O número de milionários em Portugal registou uma descida no último ano. De acordo com um estudo do Credit Suisse sobre a riqueza global, há agora 94 mil portugueses milionários, o que representa uma descida face aos 99 mil registados no ano passado.

Em 2017, o banco suíço tinha avançado que o número de milionários em Portugal era de 68 mil. O Negócios noticiou esta manhã que comparando com este registo, o número de milionários em Portugal tinha disparado. Contudo, os números de 2017 foram agora revistos pelo Credit Suisse. De 68 mil passaram para 99 mil, pelo que o número de milionários em Portugal desceu no último ano.

"As estimativas para o ano actual são efectuadas com base nas melhores evidências disponíveis, mas os dados são revistos", refere fonte ofical do banco ao Negócios, explicando que "a riqueza por adulto em Portugal, em meados de 2017, foi revista em alta, originando um ajuste em alta no número de milionários".

Existem actualmente 94 mil portugueses com um património avaliado acima de um milhão de dólares (873 mil euros), segundo o Global Wealth Report, um estudo sobre a distribuição de riqueza a nível global, que vai na nona edição. Ainda assim, apenas 1,1% dos adultos portugueses conta com uma riqueza acima de um milhão.

Apesar da descida do número de milionários, registou-se uma evolução positiva do valor da riqueza a nível nacional. A riqueza em Portugal está agora avaliada em 1.111 mil milhões de dólares, acima dos 750 mil milhões registados uno relatório publicado em 2017 e dos 701 mil milhões um ano antes.

Em termos de distribuição de riqueza, mais de metade da população (57,4%) tem um património avaliado entre 10 e 100 mil dólares) e 21,5% tem uma riqueza superior a 100 mil dólares, mas inferior a um milhão. Na franja mais baixa, há ainda quase 20% dos portugueses cuja riqueza é inferior a 10 mil dólares.

O aumento da riqueza a nível nacional acompanhou a tendência global. De acordo com o relatório, nos 12 meses anteriores à publicação do estudo anterior do Credit Suisse até meados de 2018, "a riqueza global agregada cresceu em 14 biliões de dólares para 317 biliões, o que representa uma taxa de crescimento de aproximadamente 4,6%".

O documento justifica a subida da riqueza com a valorização dos mercados financeiros durante este período, ainda que o crescimento neste período seja inferior ao registado um ano antes.

Global Wealth Report Portugal Credit Suisse Negócios economia (geral) economia negócios e finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)