Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Preços dos combustíveis voltam a aumentar na segunda-feira

Gasolina e gasóleo têm margem para subirem um cêntimo nos postos de abastecimento no primeiro dia de março.
Aquela Máquina 26 de Fevereiro de 2021 às 21:58
Combustível
Combustível

Têm estado imparáveis as subidas dos combustíveis nos postos de abastecimento desde o início do ano, e março não vai fugir à regra. 

A gasolina e o gasóleo deverão aumentar cerca de um cêntimo por litro na próxima segunda-feira, de acordo com os cálculos feitos pelo Jornal de Negócios

Recorde-se que, desde 1 de Janeiro, o preço da gasolina já subiu 11 cêntimos em termos absolutos, correspondente a 8%, enquanto o gasóleo aumentou 9,1 cêntimos, que corresponde a uma subida de 7%. 

O custo dos combustíveis na bomba, contudo, dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. 

O ciclo ascendente deve-se à escalada do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais, a negociarem em máximos relativamente há um ano. 

A valorização tem sido mais acentuada nas últimas seis semanas, com o preço do Brent, que é referência para o nosso país, a ter já valorizado 5%. 

Recorde-se que os novos aumentos do gasóleo e da gasolina para segunda-feira apoiam-se nas variações calculadas pelo Jornal de Negócios em relação aos preços médios praticados em território nacional, e anunciados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

Os cálculos baseiam-se em contratos diferentes dos seguidos pelas companhias petrolíferas, ainda que a evolução seja semelhante. 

Os dados acedidos pelo matutino de economia só estão disponíveis até quinta-feira, quando falta um dia de negociação. 

Jornal de Negócios economia negócios e finanças energia política
Ver comentários