Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Recebeu um email da Autoridade Tributária? Se vem com um link é fraude. Saiba mais

Fisco pede que contribuintes ignorem e não carregarem nas ligações sugeridas.
Lusa 1 de Abril de 2020 às 15:54
Finanças
Finanças FOTO: Pedro Catarino
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quarta-feira para a existência de 'emails' fraudulentos, pedindo aos contribuintes para os ignorarem e não carregarem nas ligações sugeridas.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes de endereços como info.wKK@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido", alerta uma mensagem publicada no Portal das Finanças.

Nestes 'emails', o remetente insere um texto a dizer ser prática da AT informar com regularidade os contribuintes para datas de cumprimento voluntário de obrigações fiscais e para o pagamento voluntário de impostos, acrescenta que o "sistema" detetou alertas "pendentes de resposta" e fornece, de seguida, um 'link' fraudulento.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas", assegura a AT, lembrando que têm como único objetivo "convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos", operação que "em caso algum" deve ser efetuada.

A AT recomenda ainda a leitura de um folheto informativo sobre segurança informática, que está disponível no Portal das Finanças.

Autoridade Tributária e Aduaneira AT fisco fraude
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)