Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
1

Carvalhal leva pastéis ao Porto

Carlos Carvalhal, treinador do Sporting, oferecia-se para levar encomendas ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, seu amigo de longa data.
18 de Novembro de 2009 às 00:30
Carlos Carvalhal é amigo de longa data do presidente portista
Carlos Carvalhal é amigo de longa data do presidente portista FOTO: Tiago Petinga/Lusa

'Presidente, como está? Amanhã vou a Braga ver a família. Quantos pastéis quer que lhe leve?' Durante anos, Carlos Carvalhal e Pinto da Costa mantiveram uma estreita relação de amizade, ao ponto do agora técnico do Sporting fazer questão de ligar ao líder portista sempre que se deslocava a Braga, sua cidade natal, para ver a família. Motivo? Os pastéis de Belém.

Vem de longe o gosto de Pinto da Costa pelo tradicional bolo da capital. Carvalhal foi escolhido como aliado durante as passagens pelo V. Setúbal (2003/04) e Belenenses (2004/05 e 2005/06). A troco de um prefácio para o seu livro, intitulado ‘No treino de rendimento superior, a recuperação é... muitíssimo mais do que ‘recuperar’’. Nele, o presidente portista escreveu: 'Da concepção ao entendimento, o monumento impõe-se, a posteridade agradece.' Endereçado ao 'amigo, homem e atleta exemplar (Carvalhal foi jogador do FC Porto na época 1988/89), Pinto da Costa nunca escondeu o desejo de ver o ex-defesa-central como técnico dos azuis-e-brancos. Jesualdo antecipou-se e Carvalhal cansou-se de esperar. E quando a Grécia parecia, de novo, o destino mais provável – Carvalhal pediu a Jorge Mendes colocação no futebol helénico, sabe o CM –, eis que se lhe abriram as portas de Alvalade.

Sem a família (mulher e duas filhas, uma delas federada em ténis de mesa), o técnico passa os dias na Academia de Alcochete. A fazer contas ao oitavo lugar...

APONTAMENTOS

DANNY AGUARDA

O internacional português Danny, jogador dos russos do Zenit, aguarda por uma proposta formal do Sporting. Ao que o ‘CM’ apurou, o jogador já terá comunicado ao seu empresário, Jorge Mendes, a preferência em jogar pelos leões.

WANDERSON

A Imprensa sueca deu ontem conta do interesse do Sporting em Wanderson do Carmo, um médio brasileiro de 23 anos que alinha no Gais de Gotemburgo.

QUARESMA MAIS LONGE

Ricardo Quaresma está cada vez mais longe do Sporting. Apesar de ter sido apontado como um desejo dos leões na reabertura do mercado, o extremo do Inter deverá rumar a Espanha ou Inglaterra.

TREINO ÀS 11H00

O plantel do Sporting volta a treinar esta manhã (11h00), na Academia de Alcochete.

TÉCNICO ATENTO A IZMAILOV

Carlos Carvalhal viveu ontem o seu segundo dia na Academia do Sporting e o primeiro de trabalho real com as cores do leão. O técnico foi o primeiro a pisar o campo de treinos (10h45), juntamente com o presidente do clube, José Eduardo Bettencourt. Os atletas entraram pouco depois, já o relógio marcava as 11h00.

O novo treinador do Sporting fez questão de mostrar logo de início o que pretende: mais agressividade na recuperação de bola.

Além da conversa que manteve com os jogadores no centro do terreno, o técnico bracarense falou à parte com o russo Marat Izmailov (que deverá estar prestes a regressar aos relvados, após longa ausência devido a problemas no joelho esquerdo), que vinha sendo acompanhado com o médico Gomes Pereira.

 

Ver comentários