Barra Cofina

Correio da Manhã

Famosos
3

"Foi uma lição viva de esperança": Nuno Markl emociona seguidores ao despedir-se da sua cadela

Animal de estimação sofreu maus-tratos antes de ser adotado pelo humorista.
Correio da Manhã 24 de Maio de 2020 às 17:11
Vidas
'Foi uma lição viva de esperança': Nuno Markl emociona seguidores ao despedir-se da sua cadela
'Foi uma lição viva de esperança': Nuno Markl emociona seguidores ao despedir-se da sua cadela
A perda de um animal de estimação não é fácil e todos lidam de forma diferente com esta realidade. Nuno Markl prestou este domingo no Instagram uma homenagem à cadela que o acompanhou durante oito anos e que morreu no sábado.

"A Uva foi uma lição viva de esperança para todas as criaturas. Maltratada, usada como alvo de tiro com chumbos, cega de um olho por um acto de violência, e com a natureza, ainda por cima, a ditar-lhe uma organização dentária duvidosa", começa por escrever o humorista.

Apesar da sua aparência fora do comum, o animal participou em "programa Animais Anónimos, fez publicidade a um aspirador de pelos de animais" e aparecia frequentemente nas redes sociais do radialista.

Markl revela que a cadela tinha problemas cardíacos e pulmonares e mesmo assim "aguentou-se com valentia".

"Sempre que achávamos que não se ia safar, no dia seguinte acordava com energia e apetite renovados", explica o apresentador.

Mas este sábado, Uva não resistiu: "Virou-me costas, caminhou até à sala, deitou-se de lado, como se fosse dormir, e soltou o maior e mais aliviado suspiro da História do Mundo. Ainda antes de me aproximar, percebi o que tinha acontecido".

O apresentador termina a publicação lembrando os seguidores de que há muitos cães que precisam de uma família para os acolher e que também os rafeiros trazem felicidade a um lar: "Os cães mais imperfeitos podem ser perfeitos e há muitos à vossa espera em canis, abrigos, associações. Lembrem-se da Uva e façam o favor - a eles e a vocês - de lhes dar uma casa e afecto". 

Ver esta publicação no Instagram

Uva (20??- 2020). A Uva foi uma lição viva de esperança para todas as criaturas. Maltratada, usada como alvo de tiro com chumbos, cega de um olho por um acto de violência, e com a natureza, ainda por cima, a ditar-lhe uma organização dentária duvidosa e à prova de qualquer aparelho, era a cadela que ninguém escolheria num catálogo - mas foi a cadela que a @paginadaanagalvao e eu, há uns 8 anos, escolhemos ir buscar a um abrigo de animais em Borba, depois de tudo lhe ter acontecido. A cadela feia mais bonita do mundo foi estrela de TV no programa Animais Anónimos, fez publicidade a um aspirador de pelos de animais, foi protagonista de toneladas de vídeos e fotos deste Instagram mas, acima de tudo, foi a nossa Uva. Meiga mas de personalidade forte - por vezes faltando-lhe só falar para nos dizer que obviamente tinha direito a estar deitada no sofá dos humanos, depois de tudo o que fora a vida dela. Cardíaca e com um problema pulmonar, nos últimos tempos, aguentou-se ainda assim com valentia. Sempre que achávamos que não se ia safar, no dia seguinte acordava com energia e apetite renovados. Ontem, pela primeira vez em muitos dias, a Uva acordou sem tosse. Movia-se pela casa com uma estranha calma, subiu e desceu escadas atrás de mim. À tarde, preparei comida para ela e para a Flor - uma lata de um manjar gourmet que faz sucesso cá em casa. Aproximou-se com a Flor, como de costume, para o ritual da abertura da lata. Mas desta vez, virou o focinho para o lado, sem apetite. Virou-me costas, caminhou até à sala, deitou-se de lado, como se fosse dormir, e soltou o maior e mais aliviado suspiro da História do Mundo. Ainda antes de me aproximar, percebi o que tinha acontecido. A lição da Uva será sempre esta: eis uma rafeira que passou por tudo, que ficou desfigurada, que não teria grandes hipóteses. Deu-nos muita alegria durante 8 anos e acho que lhe demos uma boa vida. Os cães mais imperfeitos podem ser perfeitos e há muitos à vossa espera em canis, abrigos, associações. Lembrem-se da Uva e façam o favor - a eles e a vocês - de lhes dar uma casa e afecto. (Será sempre pouco o agradecimento à @vet.leegalvao cunhada, amiga, por tudo o que fez pela Uva, até ao fim)

Uma publicação partilhada por Nuno Markl (@nunomarkl) a


maus-tratos questões sociais animais interesse humano Uva Instagram Nuno Markl
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)