Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM

Conheça as praias longe da multidão

A costa ainda tem praias calmas e de uma beleza quase intocada. A seleção de norte a sul do País.
29 de Junho de 2014 às 00:32
Praia das Furnas, em Vila do Bispo
Praia das Furnas, em Vila do Bispo FOTO: Pedro Noel da Luz

Portugal tem 943 quilómetros de costa continental. De norte a sul, fomos à procura dos recantos ainda não muito explorados num país que vive do turismo e do apelo que a praia exerce no verão. Escolhemos vinte praias que ainda poucos conhecem, explicamos onde ficam, como chegar e o que pode encontrar uma vez vencido o desafio de acessos que, muitas vezes, não são para todos - temos, porém, a certeza de que todo o esforço será compensado pela paisagem e pelo sossego de um sítio balnear fora dos circuitos habituais, também os mais procurados por portugueses e estrangeiros.

Da praia das Furnas, em Vila do Bispo, à praia do Paçô, em Viana do Castelo, à do Rio Alto, na Póvoa, e depois novamente para sul até às praias do Pedras Negras, Vale Furado, da Gralha, do Rei Cortiço, do Ribeiro do Cavalo, do Coelho, do Brejo Largo, Arrife, Terra Estreita, entre tantas outras, saiba como chegar à praia a que se deve ir pelo menos uma vez na vida.

Este especial da revista ‘Domingo' inclui também uma seleção de restaurantes, na área de influência geográfica das praias recomendadas. Explicamos igualmente o que está a dar este ano em fatos de banho e biquínis, porque a praia não precisa de ser uma desculpa para andar fora de moda. Sobretudo num ano em que a moda de banho tem requintes irresistíveis e que se adaptam a todos os corpos. Folhos, atilhos, contas e tachas vieram este ano dar um adicional ar de graça a biquínis, triquínis e fatos de banho. Difícil é escolher, já que quanto à forma todos estes cortes são admissíveis. O ideal é mesmo optar por aquele que fica melhor à silhueta e que garante conforto, para que nada incomode nas férias...

PRAIA DAS FURNAS

Praia entre vegetação e pedras. Local muito procurado para campismo selvagem, onde existem várias cavidades escavadas na base da arriba e grutas. A zona de mato estende-se até ao areal, local onde vai desaguar uma pequena ribeira.

Onde fica: Vila do Bispo

Como chegar: Pela EN125, seguir para Sagres. Pela A22, sair no nó de Lagos e seguir para Vila do Bispo. Na rotunda junto ao Parque da Floresta, virar para a povoação de Figueira. Após a passagem por esta localidade, seguir por uma estrada estreita. Virar à esquerda e entrar num caminho de terra batida. Depois de passar por uma pequena ponte, a praia fica a 150 metros.

Coordenadas GPS: 37.056105, -8.854601

Acesso: Difícil

ILHA DESERTA

É um dos últimos paraísos praticamente ‘inexplorados' da região do Algarve. E por isso, a ilha da Barreta, na ria Formosa, tem também um segundo nome: é conhecida como Deserta e, além das águas límpidas, conta com um areal extenso e quase privativo. Uma das únicas construções é o restaurante O Estaminé.

Onde fica: A ilha da Barreta, no concelho de Faro, é o território mais a sul de Portugal e fica situada em plena ria Formosa.

Como chegar: A ilha da Barreta só é acessível de barco. As travessias são feitas a partir de carreiras regulares, que saem do Cais das Portas do Mar, em Faro.

Coordenadas GPS: 36.966667, -7.900000

Acesso: Difícil

PRAIA DO CANAVIAL

Pequeno areal escondido entre falésias, com acesso por uma zona de canavial. Praia com pouca afluência e muito usada por nudistas, naturistas e por utentes do parque de campismo que se encontra nas proximidades.

Onde fica: Lagos

Como chegar: Na A22, siga no sentido de Portimão. Saia em Lagos e siga a direção para a cidade. Vire à direita depois de passar um posto de combustível. Siga em frente e, na quarta rotunda, continuar em frente para sudeste na rua do Canavial. Encontre o acesso pedonal sobre o topo das arribas a partir da urbanização a nascente de Porto de Mós ou do farol da Ponta da Piedade.

Coordenadas GPS: 37.081664, -8.669705

Acesso: Difícil

PRAIA DOS ARRIFES

É uma das mais pequenas praias do concelho de Albufeira, um dos mais turísticos do Algarve. Devido à sua dimensão, e pelas suas características - situada numa pequena enseada abrigada do vento por arribas -, a praia dos Arrifes é perfeita para famílias com crianças ou para apreciadores de caça submarina.

Onde fica: A praia dos Arrifes fica situada entre a Marina de Albufeira e a praia de São Rafael.

Como chegar: A partir da Marina de Albufeira, seguir em direção a São Rafael. A partir daí, seguir a indicação da praia dos Arrifes, onde existe um pequeno parque de estacionamento.

Coordenadas GPS: 37.076033, -8.277425

Acesso: Fácil

VALE DOS HOMENS

Areal escondido entre falésias na Costa Vicentina. Praia pouco frequentada e ideal para quem gosta de desfrutar da natureza. O acesso é feito por uma escada de madeira. Tem vigilância de um nadador-salvador durante a época balnear, mas não conta com nenhum apoio de praia.

Onde fica: Rogil - Aljezur

Como chegar: Na A22 ou na EN125, siga em direção à cidade de Lagos. Depois apanhe a EN120 em direção a Aljezur. Passe por Aljezur e continue sempre para norte. No Rogil, a meio da localidade vai encontrar sinalização a indicar a praia do Vale dos Homens, fazendo-se o caminho por estrada alcatroada.

Coordenadas GPS: 37.382790, -8.825346

Acesso: Médio

PRAIA DO BREJO LARGO

Os degraus de acesso à enseada estão esculpidos na rocha e descê-los é uma aventura. Uma vez no extenso areal, o banhista é transportado para outra dimensão, onde impera o silêncio.

Onde fica: Odemira

Como chegar: Apanhar a EN393 entre Vila Nova de Milfontes e Odemira. Sair no caminho municipal 1123 em direção à Longueira. Percorrer a rua principal até um caminho de terra batida e virar na primeira saída à esquerda, onde vai encontrar uma casa isolada. A partir deste ponto, vai deparar-se com um pequeno curso de água, prossiga em direção ao sul até encontrar uns degraus na falésia.c

Coordenadas GPS: 37.682247, -8.795059

Acesso: Difícil

PRAIA DA CARRACA

As cores do mar da praia da Carraca saltam à vista do alto da encosta que protege o areal. É um pequeno esconderijo de que vale a pena desfrutar, banhado por rochedos a lembrar cascos de navios ali ancorados. A descida faz-se com a ajuda de uns degraus que tornam o acesso fácil até à praia. Apesar desta extraordinária ‘ajuda', a enseada mantém-se sem quaisquer outras outras infraestruturas de apoio aos banhistas.

Onde fica: Cavaleiro, Odemira

Como chegar: Ao chegar a Cavaleiro, pela Estrada Nacional 393, vire à direita num caminho de terra batida. Depois do cruzamento, siga em direção a Almograve, até encontrar a praia.

Coordenadas GPS: 37.605025, -8.815677

Acesso: Fácil

PRAIA DA AMÁLIA

É a praia que serve de paisagem à casa da fadista Amália Rodrigues, seu refúgio durante longos anos. É hoje um recanto para quem procura o silêncio no meio do areal e um esconderijo entre falésias.

Onde fica: Brejão/Azenha do Mar (Odemira)

Como chegar: A dois quilómetros de Brejão e Azenha do Mar, vai encontrar à direita um velho caminho, assinalado com um malmequer de metal, construído e pintado pela fadista Amália Rodrigues. Segue em frente, por entre estufas, até encontrar a casa da fadista. A partir desse ponto, segue a pé por um trilho, à esquerda, contornando a casa, e percorre 200 metros até chegar à praia.s

Coordenadas GPS: 37.481978, -8.794368

Acesso: Médio

PRAIA DE NOSSA SENHORA

A praia é pequena e está escondida entre enormes falésias, que protegem o banhista do vento próprio da costa alentejana. É muito procurada pelos veraneantes que apreciam as línguas de rochas que se revelam à beira mar e se estendem até ao areal. Recomendada para quem quer fugir ao rebuliço da praia da Zambujeira do Mar.

Onde fica: Zambujeira do Mar, Odemira

Como chegar: Entre a praia da Zambujeira do Mar e o Portinho de Pesca da Entrada da Barca, vai encontrar uma casa com uma âncora no quintal que serve de ponto de referência. Nesse local, vire à esquerda e siga o trilho até à praia.

Coordenadas GPS: 37.531282 - 8.786292s

Acesso: Fácil

PRAIA DA FÁBRICA

Integrada no extremo Este do Parque Natural da Ria Formosa, a praia da Fábrica fica numa pequena península formada por dunas perto de Cacela Velha. O cenário é ideal para apreciadores da Natureza e fãs de ‘birdwatching', a praia conta com um areal extenso e propício a caminhadas. É também frequentada por naturistas.

Onde fica: Fica situada junto à vila histórica de Cacela Velha, no Parque Natural da Ria Formosa.

Como chegar: Com a maré vazia, é possível atravessar a Ria Formosa a pé desde o sítio da Fábrica até à praia. Se estiver cheia, a travessia de barco custa 1 euro.

Coordenadas GPS: 37.153639, -7.553995

Acesso: Médio

PRAIA DA COVA DO LAGO

Praia quase deserta e com um extenso areal onde, em dias limpos, se avista a Arrábida. Ideal para quem gosta de areão, poucos banhistas e não receia aventurar-se num mar que quebra com alguma força devido ao declive à beira-mar.

Onde fica: Costa Norte, Sines

Como chegar: Ao entrar em Sines, siga pela marginal. Dois quilómetros depois encontra uma rotunda e siga na direção Cova do Lago. Corte na primeira saída e siga até à rotunda de acesso à praia, onde vai encontrar uma estrada ladeada por uma ciclovia e um passeio pedestre.

Coordenadas GPS: 37.977966, -8.863050

Acesso: Médio

PRAIA DO BURRINHO

Praia de pequenas dimensões, que se divide naturalmente por um curso de água doce que desemboca no mar. Rodeada de rochedos e vegetação, é o local ideal para desfrutar de um dia de praia em sossego. Tem areal fino, uma pequena caverna e águas calmas durante o verão.

Onde fica: Porto Covo, Sines

Como chegar: Segue pelo IC4 em direção a Porto Covo e, ao chegar a São Torpes, vira à direita e percorre a Estrada Municipal 554 junto à costa. Após 5 quilómetros, vai encontrar, à direita, uma saída arenosa que o conduz até uma zona com vegetação. O caminho até à praia é feito a pé pelo meio da vegetação.

Coordenadas GPS: 37.884380, -8.793107

Acesso: Difícil

RIBEIRO DO CAVALO

Praia muito bonita, com água entre o azul turquesa e o verde. Areal com dimensões razoáveis. Pouco frequentada. Ideal para mergulho.

Onde fica: Entre Sesimbra e o Cabo Espichel

Como chegar: O acesso por mar é fácil e rápido, dado estar a apenas 2,5 km do porto de Sesimbra; a viagem pode ser combinada com o dono de alguma embarcação local. Existem vários caminhos a pé, todos eles difíceis, pelo que se recomenda calçado apropriado. Uma das opções é por Sesimbra, desde o porto de pesca até ao farol do Forte do Cavalo. Estacione. Daí existe um trilho até uma descida de cerca de 100m até ao areal. Para levar crianças ou idosos é melhor a opção por mar.

Coordenadas GPS: 38.432620, -9.129870

Acesso: Difícil

PRAIA DOS COELHOS

Pequena enseada no sopé da serra da Arrábida. Areia branca, água calma e transparente.

Onde fica: Serra da Arrábida/Setúbal

Como chegar: Siga de Setúbal, pela Avenida Luísa Todi, em direção às praias da Arrábida. A Praia dos Coelhos fica depois das praias de Galapos e Galapinhos, pouco antes de chegar ao Portinho da Arrábida. Deve optar pela estrada junto às praias, em detrimento daquela que segue pelo meio da serra. Depois de Galapinhos, estacione e siga por um trilho facilmente identificável pelo meio da vegetação e que desemboca no areal.

Coordenadas GPS: 38.484415, -8.970916

Acesso: Médio

PRAIA DO REI CORTIÇO

Com a sua peculiar falésia esculpida pelos anos, tem uma beleza única, à qual se junta uma significativa extensão de areia. O mar convida a banhos e também ao surf, bodyboard e pesca desportiva. Para sul estende-se o longo areal até ao Baleal (10 quilómetros de comprimento).

Onde fica: Concelho de Óbidos

Como chegar: Quem se desloca de norte ou de sul pode utilizar a A8 e sair no nó mais próximo de A-da-Gorda (saída 13), dirigindo-se pela EN8 e depois pela EN114 até Amoreira, onde encontra um cruzamento para o Vau. Aqui seguir na direção da praia do Bom Sucesso. Antes de chegar, vai encontrar um acesso de terra batida do lado esquerdo.

Coordenadas GPS: 39.420556, -9.246667

Acesso: Difícil

PRAIA DA GRALHA

Praia naturista, de grande beleza natural. Está protegida por uma encosta de 30 metros e tem areia grossa, agradável pela sua enorme extensão, o que permite estar à vontade a fazer topless ou nudismo. O sossego possibilita desfrutar ao máximo do ambiente marítimo.

Onde fica: Entre São Martinho do Porto e Nazaré

Como chegar: Na A8 e sair no nó de Alfeizerão (saída 21), dirigindo-se para São Martinho do Porto pela EN242. À chegada à vila, continuar até uma rotunda e virar à esquerda na direção do centro e cortar no cruzamento para o miradouro. Após subida de 200m encontra indicação de ‘Gralha'.

Coordenadas GPS: 39.523969, -9.131789

Acesso: Difícil

PRAIA PEDRAS NEGRAS

É uma praia com um extenso areal, ladeada por uma densa camada de dunas e pinhal. Não tem qualquer tipo de infraestruturas para os turistas, a não ser um pequeno bar, no lado sul, onde é possível petiscar ou optar por uma refeição ligeira. No entanto, existem parques de merendas próximos, onde pode fazer uma refeição trazida de casa.

Onde fica: No concelho da Marinha Grande

Como chegar: A partir de sul e norte: Siga pela A8 até à cidade da Marinha Grande. Depois, rume em direção à praia de S. Pedro de Moel e procure a estrada atlântica para norte até chegar às Pedras Negras. A praia fica a três quilómetros de S. Pedro de Moel.

Coordenadas GPS: 39.779528, -9.021472

Acesso: Difícil

PRAIA DO VALE FURADO

É uma praia com um grande areal, subdividida por pequenos bancos de areia e rochas ao longo da costa. Com algumas casas no cimo da arriba, o acesso à praia é feito por uma escada de cimento muito íngreme. É bastante sossegada e não tem qualquer tipo de infraestruturas, com exceção de um bar ao lado do parque de estacionamento, no cimo da arriba.

Onde fica: No concelho de Alcobaça

Como chegar: A partir do sul: A8 até à Nazaré, Sítio da Nazaré e estrada atlântica para norte, até Vale Furado (13 km de Nazaré). Do norte: A8 até Marinha Grande, São Pedro de Moel e estrada atlântica para sul, até Vale Furado (11 km de S. Pedro de Moel)

Coordenadas GPS: 39.684806, -9.056972

Acesso: Muito difícil

PRAIA DO RIO ALTO

Praia com areal extenso e com muitas dunas, fica nas traseiras de um campo de golfe e não tem vigilância. A privacidade é o ponto forte, uma vez que os acessos só podem ser feitos a pé e através de outras praias. Por tudo isto, é um destino escolhido por naturistas e nudistas, ainda que não esteja classificada oficialmente com praia não têxtil.

Onde fica: Freguesia da Estela, Póvoa de Varzim

Como chegar: A partir de sul, siga pela A28 em direção à cidade de Póvoa de Varzim, saída da Estela. Siga depois pela EN13 até chegar ao campo de golfe. Uma vez nesse local, deve virar à esquerda. A praia do Rio Alto fica próxima do Campo de Futebol da Aguçadoura.

Coordenadas GPS: 41.449680, -8.778443

Acesso: Difícil

PRAIA DE PAÇO

É uma praia pequena e muito tranquila, defendida dos ventos norte. Com areal extenso e dunas, é uma opção mesmo para quando o clima não é muito convidativo. O forte secular que encontra no acesso em terra batida até junto do pequeno areal dá o nome à praia. Serve de porto de abrigo para pequenas embarcações.

Onde fica: Freguesia de Carreço, Viana do Castelo

Como chegar: A partir do sul deve seguir pela autoestrada A28 em direção à cidade de Viana de Castelo. Utilize a saída 23 pela EN202 até ao centro do concelho. Uma vez na EN13, deve seguir as indicações até ao forte de Paço e encontrará facilmente a praia.

Coordenadas GPS: 41.758913, -8.877703

Acesso: Difícil

A MELHOR MESA

Maria do Mar

Nazaré

Com o passar do tempo, o restaurante ganhou direito a um slogan justíssimo: simplicidade e muito boa comida, que, aqui, quer dizer cozinha de pescador com peixes e mariscos fresquíssimos. Tudo apreciado ao som do fado.

Onde fica: R. do Guilhim, 13, Nazaré.

Tel. 919 444 711.

GPS: 39.602183,- 9.073812

Preço médio: Entre 10€ e 15€

Estrela do Mar

S. Pedro de Moel

É um luxo comer aqui. Por causa da comida e, acima de tudo, por causa da localização do restaurante, com o mar a servir de cenário de sonho à refeição. Qualquer falha é perdoável, e até de inverno se está bem aqui. Há bons peixes e mariscos, mas o que nunca se deve perder é o arroz de marisco. O arroz ou a açorda do mesmo.

Onde fica: Av. Marginal, São Pedro de Moel.

Tel. 244 599 245

GPS: 39.756989, - 9.032479

Preço médio: Entre 15€ e 24€

A Casa

São Martinho do Porto

Os peixes e os mariscos vindos da lota da Nazaré (uma das melhores do País) são suficientes para justificar a visita a este restaurante, onde se contempla em estilo a baía de São Martinho. Há receitas com um certo cariz familiar e, depois, uma seleção irrepreensível de queijos portugueses e estrangeiros. A garrafeira é um caso sério, porque a família também se dedica à venda de vinho.

Onde fica: Av. Marginal, Casa Azul, S. Martinho do Porto.

Tel. 262 989 633.

GPS:.39.5123, - 9.135942

Preço médio: Entre 20€ e 25€

Cantina Criativa

Óbidos

Situado no convento de São Miguel das Gaeiras, este é um restaurante que faz a ponte com várias artes plásticas (fotografia e vídeo). É tipo um centro cultural onde se come muito bem. O bacalhau com broa, os arrozes de pato e de polvo, bem como o risoto de abóbora, são altamente recomendáveis.

Onde fica: Convento de São Miguel das Gaeiras, Óbidos.

Tel. 939 326 568.

GPS: 39.367914,- 9.132662

Preço médio: Entre 15€ e 25€

O Paulo

Aljezur

Este restaurante bem podia ser designado como miradouro, em virtude da sua localização, com uma deslumbrante vista para a praia da Arrifana. Como abunda por aqui a tão saborosa cozinha tradicional algarvia, experimente-se uma cataplana ou um feijoada de búzios, que muito bem fica em dias de verão.

Onde fica: Ponta da Arrifana (junto à Fortaleza de Aljezur), Aljezur.

Tel. 282 995 184.

GPS: 37.296409, - 8.873532

Preço médio: Entre 20€ e 30€

Café Correia

Vila do Bispo

Este é um restaurante que devemos conhecer com urgência, visto que não se sabe até quando a família que o explora vai continuar a deliciar-nos com as magníficas lulas recheadas, a tomatada de polvo ou o coelho estufado. É que o casal Correia já anda nesta vida há muitos anos e não será fácil reproduzir as suas receitas com outras mãos.

Onde fica: Rua Primeiro de Maio, 4, Vila do Bispo.

Tel. 282 639 127.

GPS: 37,003746, - 8.90947.

Preço médio: Entre 25€ e 30€

A Comidinha

Lagos

Aqui está um restaurante que deve fazer parte da vida daqueles que gostam de comida de tacho muito bem feita e reconfortante. Há muitos pratos portugueses e alguns feitos com apoio de receitas de Angola, de Moçambique ou do Brasil. O rabo de boi com grão é um clássico, a muamba de galinha, outro. Melhor ainda, o dono da casa faz questão de servir vinhos relativamente invulgares. É um regalo comermos bem, ainda por cima com vinhos desconhecidos e bons.

Onde fica: Pç. do Poder Local, Lote 5 B, Lagos.

Tel. 282 782 857.

GPS: 37.093894, - 8.679399

Preço médio: Entre 20€ e 25€

O Zé do Peixe Assado

Albufeira

Há duas coisas certas neste restaurante: primeiro, o peixe na ementa é aquele que o dono da casa acha adequado em cada dia que visita o mercado (não há uma listagem fixa e não vale a pena reclamar); segundo, com esses peixes, a malta da cozinha faz um rodízio que é de comer até fartar. É nestas alturas que agradecemos viver em Portugal.

Onde fica: Estrada de Santa Eulália. Edifício Oura Azul, Albufeira.

Tel. 289 542 777

GPS: 37.091181. - 8.222414

Preço médio: Entre 20€ e 25€

Camané

Praia de Faro

Um espaço envidraçado faz com que os clientes tenham um olho no prato e outro na paisagem. Perfeito. Assim se apreciam pratos muito bem feitos e retirados do receituário algarvio. Coisas como alcabozes da Ria Formosa, eirós do mesmo sítio, arroz de lingueirão ou, com mais criatividade, tornedó com orégãos em cama de arroz castanho de sultanas.

Onde fica: Av. Nascente, Praia de Faro.

Tel. 289 815 539.

GPS: 37,003746, - 7,988035

Preço médio: Entre 25€ e 35€

Chá com Água Salgada

Manta Rota

Mesmo que tenhamos escolhido uma praia um tanto ou quanto afastada da Manta Rota, vale a pena fazer aqui uma refeição. Isto porque, partindo dos produtos e de algumas receitas clássicas do Algarve marítimo e da serra, há pratos novos interessantes e sem exageros criativos - não se assustem. A ementa roda, mas ficam aqui dois pratos para despertar a curiosidade: barrigas de atum com migas de poejos ou rolinhos de bacalhau marinados com espargos verdes e espuma de limão.

Onde fica: Praia da Manta Rota, Vila Nova de Cacela.

Tel. 281 952 856

GPS: 37.163754, - 7.51906

Preço médio: Entre 25€ e 30€

PADRÕES TRIBAIS, TROPICAIS, GRÁFICOS E PORMENORES ESTÃO EM ALTA

por Vanessa Fidalgo

As tendências de moda têm no verão um segmento muito especial: a moda de banho, sobretudo quando as férias se querem ao sol e banhadas pelo mar. Cientes da importância de formas que favoreçam o corpo mas que não fujam aos ditames da moda, os estilistas trataram de criar as suas coleções a preceito.

À semelhantes das calças largas com motivos tribais ou tropicalistas, estes padrões instalaram-se também na moda de banho. "Estamos a falar de estampados com ananases, bananas ou palmeiras, num registo muito colorido, quente e tropical. Os estampados estão em alta, e usam-se também os tribais ou os padrões gráficos e coloridos", avisa o produtor de moda Nuno Tiago.

Os modelos, no entanto, vieram mais rebuscados do que em anos anteriores: "Tachas, contas, metalizados, folhos, franjas. A tendência deste ano não é descomplicar, muito pelo contrário", acrescenta. De simplicidade, apenas o preto, que continua em alta. Quanto às formas, reina a democracia. Querem-se tanto biquínis como maiôs ou triquínis. Os "modelos em triângulo usam-se tanto como os sutiãs com caixa, drapeados ou em ‘bandeau', com ou sem alças", confirma o produtor.

Outra das tendências que vão continuar em alta é o uso de duas peças de cor distinta. "A consumidora de hoje procura peças únicas, que espelhem a sua personalidade. Ninguém quer correr o risco de se cruzar com o mesmo fato de banho, biquíni ou triquíni na praia, e as combinações pessoais fazem parte desse desejo de se ser único", afirma a bloguer Pépa Xavier.

Já Vanessa Martins, atriz que lançou este ano uma linha de banho, nota outra tendência : "As cores suaves, para usar quando a pele já está bronzeada." Como o branco ou o rosa-pêssego.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)