Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
3

Futebol: Capacidade de acelerar

Velocidade para criar desequilíbrios será decisiva. Vídeo-árbitro deve ser revisto.
João Moniz 19 de Março de 2020 às 01:30
 Futebol: Capacidade de acelerar
Futebol: Capacidade de acelerar FOTO: Reuters/Sergio Perez
Jesualdo Ferreira, treinador do Santos, vê o Liverpool como um modelo de sucesso que as equipas vão procurar melhorar.

CM - O jogador do futuro terá o perfil de Messi (talento puro) ou Cristiano Ronaldo (pujança física e dedicação)?

Jesualdo Ferreira – Talento puro como o de Messi, como o de Maradona, não me parece que surja com tanta facilidade. Creio que também será difícil outros jogadores como o Cristiano, que, à grande velocidade e uma criatividade fora do normal juntou, ao longo do tempo, uma capacidade física muito acima da média e outra característica ainda maior, que é a sua força mental. Acredito que seja possível alguns aproximarem-se do Cristiano e menos do Messi.

- O estilo de Guardiola marcou o século XXI. Que evoluções táticas se perspetivam?

- Não acredito que tenha marcado este século. Guardiola foi jogador do Barcelona quando Cruijff era o treinador. Os processos da altura tinham muito a ver com a escola holandesa, do Rinus Michels. Guardiola levou esse processo ao extremo: a posse e a proximidade dos jogadores permitiam à equipa ser ofensiva e recuperar rapidamente a bola. Agora vejo o Liverpool a ser mais rápido, com capacidade de acelerar o jogo quando sai de uma posse de controlo para uma ação agressiva de ataque. Esta tendência vai ser melhorada.

- As regras têm de mudar para o jogo evoluir? No tempo útil, por exemplo.

- O tempo útil é usado em grande parte dos desportos coletivos de salão. O futebol vai evoluir para isso. Terá

de haver mais intervenção dos treinadores no futuro. Já acontece o time-out, que no curto prazo pode dar origem a outro tipo de intervenções.

- Tecnologia na arbitragem. Uma ajuda ou um problema?

- Quando o poder de decisão passa de um mais dois para seis é evidente que as coisas se vão complicar. O VAR provoca situações muito mais emotivas, passa-se do 0 ao 80 muito facilmente. Os árbitros escondem-se, porque ficam dependentes do que o VAR vai decidir. Alguém tem de decidir sobre as dúvidas que têm surgido.

- A calendarização, com tantas queixas de excesso de jogos, ainda faz sentido?

- Não faz sentido, mas vai continuar porque faz rodar o dinheiro. Não se pode ter jogadores de alto nível com pouco treino e pouca recuperação. Está a jogar-se demais porque é o negócio.

PERFIL 
Jesualdo Ferreira Nasceu a 24 de maio de 1946, em Mirandela. Licenciou-se em Desporto no Instituto Superior de Educação Física, onde depois criou a especialização em Futebol frequentada por Carlos Queiroz ou José Mourinho. Treinou os três grandes e foi tricampeão pelo FC Porto. Aos 73 anos, tem 12 títulos em três continentes.

DEPOIMENTOS
Carlota, 52 anos, operária fabril, Lisboa
"Gosto do jornal de uma maneira geral, mas a primeira coisa que procuro no Correio da Manhã são os signos e o obituário. Acho que informa – quando leio sinto que estou a acompanhar o mundo que nos rodeia. Para ser sincera, acho que tem acidentes e mortos a mais. Mas infelizmente, vocês têm de dar essas notícias porque espelham a realidade do nosso país."

Manuel Alves, 60 anos, reformado, Santarém
"Há muitos anos que leio jornais e o Correio da Manhã sempre foi o meu jornal preferido. Sou dos que pegam no jornal todos os dias e leem tudo de uma ponta à outra, exceto a secção dos classificados. Não me imagino a ler outro jornal porque acho que o CM é o mais completo do mercado, nem conheço outro que traga notícias sobre tudo, desde a economia ao desporto."

João Oliveira, 35 anos, operador de loja, Almeirim
"É o meu jornal de eleição, e tento ler o Correio da Manhã todos os dias. A política e o desporto são as partes que mais gosto de ler, mas, no geral, gosto do jornal porque acho que é bastante diversificado, com secções sobre todos os assuntos da atualidade. Gosto da forma como aborda certos assuntos,
como a política e a banca."

Cristiano Ronaldo Santos Jesualdo Ferreira Nasceu Liverpool Messi Guardiola Futebol VAR Correio da Manhã
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)