Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
6

Heróis CM: Menino de oito anos salva criança no mar

Santiago Boia foi herói em julho do ano passado durante aula.
19 de Março de 2020 às 01:30
Santiago Boia com o instrutor de surf Miguel Guedes
Santiago Boia com o instrutor de surf Miguel Guedes FOTO: Ricardo Almeida
Santiago Boia, de 8 anos, estava numa aula de surf na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, quando uma mulher e uma criança ficaram em dificuldades no mar. Enquanto o instrutor de surf, Miguel Guedes, 42 anos, foi resgatar a mulher, Santiago remou para a criança e salvou-a.

"Ele estava a afogar-se e fiz a primeira coisa que me passou pela cabeça. Fui até ele e disse para subir para a prancha e ficámos à espera de ajuda", contou Santiago que, para os colegas, ficou "um grande herói". Miguel destacou o sangue frio do aluno e não tem dúvidas de que a sua ajuda foi fundamental para salvar a criança em dificuldades.

"Nadei para a senhora que estava a afundar-se e depois verifiquei que havia um menino na mesma situação. Eu não conseguia lá chegar a tempo", descreveu. A atitude de Santiago "deu tempo para o ir buscar com a ajuda de outros surfistas". A zona onde fizeram o resgate é considerada perigosa.

OUTROS CASOS
Salvam mulher arrastada
Filipe e Bernardo viram três pessoas serem arrastadas por uma onda no paredão no Estoril. Uma, de 75 anos, inanimada, ficou no areal e foi salva pelos dois homens, em dezembro.

Salvos por colegas
Três pescadores do ‘Pai Herói’ estiveram uma hora numa rocha, com a praia de Vila Chã à vista, após o naufrágio dramático do barco. Foram salvos por colegas, em outubro de 2019.

Enfermeiro safa do mar
David Mendes, enfermeiro veterinário de 27 anos, salvou a vida a uma rapariga de 15 que se afogava na praia de Canide, Gaia, em agosto de 2019. "Só pensei que tinha de a salvar", contou.

Motorista salva 48
O motorista de um autocarro salvou os 48 alunos de Faro que transportava devido ao "sangue-frio e competência" ao desviar-se ‘in extremis’ de um acidente no IP6, em maio de 2019.

Herói CM volta a salvar
Rui Modesto, Herói CM pelo seu trabalho na Estação Salva-Vidas de Ferragudo, salvou, em janeiro, uma idosa sua vizinha rastejando pelo interior de uma casa em chamas até a agarrar.

Padre apto a salvar vidas
Humberto Coelho, padre com 19 paróquias em Carrazeda de Ansiães, é bombeiro em Mirandela e o seu carro tem um desfibrilhador automático externo. Está licenciado pelo INEM.

Resgatado das chamas
Uma enfermeira e Cação, um militar da GNR de folga, salvaram um motorista que sofreu um acidente e cujo camião estava em chamas, em agosto de 2019, no IC2, Coimbra.

Médico e enfermeiro
Um homem de 30 anos foi salvo do mar, na praia das Pedras do Corgo, Matosinhos, por um médico e um enfermeiro de folga, em agosto do ano passado.

Salva da praia da Barra
Uma jovem de 21 anos foi salva, pelo pai e outros banhistas, de morrer afogada numa zona não vigiada da praia da Barra, em Ílhavo, em agosto de 2019.
Santiago Boia Miguel Guedes Cabedelo Santiago Figueira da Foz Pai Herói Barra acidentes e desastres
Ver comentários