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Correio da Manhã

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Ach brito vende para 50 países

Portefólio de padrões é tão vasto que obriga a recorrer ao arquivo.
Maria João Vieira de Matos 19 de Março de 2017 às 15:00
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
Produtos da Ach brito
O grupo Ach Brito exporta fragrâncias e produtos de beleza para mais de 50 países. As três marcas centenárias, ‘Ach Brito’ (1918), ‘Confiança’ (1894) e ‘Claus Porto’ (1887), combinam inovação com receitas tradicionais. Os sabonetes de todas as cores, as águas de colónia e as velas perfumadas são alguns dos produtos das várias marcas.

Na Europa e América, os mercados principais são os Estados Unidos e o Reino Unido e, na Ásia, a China e a Coreia do Sul. A aposta na exportação inclui as 3 marcas. Cada marca tem o seu posicionamento. A marca ‘Ach Brito’ destina-se ao grande consumo, a ‘Confiança’ ao segmento médio-alto e a ‘Claus Porto’ é a marca mais exclusiva. A marca que mais exporta é a ‘Claus Porto’, nomeadamente a coleção ‘Musgo Real’ e a coleção ‘Deco’, contudo as exportações da ‘Ach Brito’ e ‘Confiança’ têm vindo a crescer nos últimos anos.

As coleções das várias marcas destinam-se a todos os mercados mas há padrões e tamanhos mais apreciados por alguns países. Os motivos florais são mais valorizados pelos mercados asiáticos e os sabonetes de 350 gramas são um caso de sucesso nos EUA. O sabonete é um dos produtos-estrela do grupo.

As diferentes coleções incluem mais de 500 referências, das quais cerca de 80% são embaladas à mão. A exclusividade do produto e a seleção de materiais delicados implicam manter o embalamento manual. Assim como a diversidade de cores e o design das embalagens fazem parte da imagem exclusiva das várias marcas.

O portefólio de padrões é tão vasto que as equipas recorrem ao arquivo histórico com mais de centenas de desenhos para inovar e lançar novos produtos. Um exemplo foi a reedição no Natal de 2016 de um rótulo antigo da linha ‘Patti’, que rapidamente esgotou no mercado nacional e internacional.

Esta estratégia de renovação das coleções com novas fórmulas conquistou clientes de referência em todo o mundo, como a ‘Bergdorf and Goodman’ nos EUA, o ‘Le Bon Marché’ em França, o ‘Harrods’ no Reino Unido e o ‘1010 Apothecary’ na China.

"Oprah winfrey deu visibilidade" 
CM – Qual a prioridade?
Aquiles Brito –Aumentar as vendas internacionais da ‘Claus Porto’ e reforçar as exportações das marcas ‘Confiança’ e ‘Ach Brito’, conquistando novos mercados e consolidando as vendas onde já estão presentes.

– Qual o fator de sucesso?
– Com um século de tradição, o grupo faz questão de preservar a origem dos produtos. Sempre entramos no mercado externo com os nomes portugueses dos nossos produtos como ‘Rosalface’, ‘Alfazema do Monte’ ou ‘Veleiro’. Os clientes apreciam esta autenticidade.

- Qual o impacto da referência de Oprah Winfrey?
– Foi massivo, o grupo recebeu inúmeras encomendas, trouxe visibilidade mundial e permitiu chegar aos quatros cantos do mundo.

- Que objetivo para o futuro?
– Como representante da quarta geração da família Aquiles Brito, gostaria que o grupo continuasse a atravessar gerações e que as marcas estivessem completamente globalizadas.

Aumentar exportações ‘Confiança’
O grupo Ach Brito pretende aumentar as exportações da marca ‘Confiança’ com produtos autênticos e diferenciadores. Um dos produtos é o sabonete da linha de homem ‘O Melhor’. O design original da embalagem e os ingredientes de qualidade procuram conquistar o exigente público masculino. Trata-se de um sabonete com base de sabão 100% vegetal, com algas vermelhas que proporcionam uma ação esfoliante e com um perfume distinto e diferenciador. A produção das várias marcas da Ach Brito localiza-se em Vila do Conde.
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