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Correio da Manhã

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CaetanoBus exporta 90% das vendas

Empresa tem 10 mil autocarros a circular em todo o mundo.
Maria João Vieira de Matos 18 de Fevereiro de 2017 às 16:00
FOTO: Direitos Reservados
A CaetanoBus é o maior fabricante de autocarros em Portugal. A empresa produz carroçarias montadas em chassis de várias marcas como a Mercedes, Iveco e Volvo. Os autocarros destinam-se a serviços de transporte urbano, turismo e de aeroporto. A presença internacional em mais de 40 países conta com cerca de 10 mil autocarros a circular em todo o Mundo.

A estratégia da empresa é desenvolver autocarros para nichos de mercado. O segmento de transporte de aeroporto foi criado pelos autocarros ‘Cobus’, sendo a CaetanoBus o fabricante exclusivo da marca. O modelo ‘Cobus’ foi lançado há mais de 30 anos e hoje está presente em mais de 350 aeroportos. O interior do autocarro com poucos lugares sentados, piso baixo e muito amplo, adequa-se ao transporte de aeroporto. Além do modelo-base, existem versões adaptadas a países frios, com materiais anticorrosivos e pavimento aquecido, a países quentes, com ar condicionado mais forte, e ao deserto com filtro de poeiras.

Também, o Médio Oriente, um dos principais mercados, implicou a produção de um autocarro com uma zona reservada exclusivamente às mulheres e crianças, e do ‘Cobus Vip’, um autocarro só para passageiros de primeira classe. Alguns mercados solicitaram a introdução de um sistema de ‘scanning’ das bagagens dos passageiros que duplica a segurança do aeroporto. Uma vasta e inovadora gama de produtos que inclui o ‘iTRABUS’, um miniautocarro para transporte escolar e turismo, o ‘Winner’ e o ‘Levante’, os autocarros de turismo para a Europa e Inglaterra, respetivamente, e o ‘Double end Steering’, um autocarro com volante nos dois lados que circula no Mont Saint Michel em França.

No âmbito da mobilidade elétrica, a CaetanoBus está a propor aos clientes do segmento de aeroporto a reconversão dos autocarros a diesel em veículos 100% elétricos. A empresa retira o motor de combustão, introduz o motor elétrico assim como as baterias e o ar condicionado.

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Futuro: Oportunidade de crescimento - Mobilidade elétrica
Aaposta de futuro da CaetanoBus é a mobilidade elétrica. A empresa quer consolidar as vendas de veículos elétricos no segmento de transporte urbano. As metas ambientais exigem cidades de futuro livres de emissões de CO2 até 2025. A mobilidade elétrica está a crescer na Europa, EUA e, sobretudo, na China. A CaetanoBus estima que a China compre entre 12 a 15 mil unidades por ano. Um segmento em crescimento para o qual a empresa já lançou dois autocarros elétricos: o ‘e.City Gold’ para as cidades e o ‘E.Cobus’ para aeroportos.

Discurso direto - Jorge Pinto, Administrador: "Aposta em tecnologia própria"
CM - O que justifica a liderança do ‘Cobus’?
Jorge Pinto – O autocarro ‘Cobus’ foi uma inovação disruptiva há mais de 30 anos, porque não havia um autocarro adequado ao transporte de aeroporto. O facto de ter sido uma marca pioneira conferiu uma vantagem de crescimento que temos vindo a aproveitar.
– O que distingue o ‘Cobus’?
– O material de alumínio e o chassis e motor Mercedes, a rapidez e qualidade do serviço pós-venda.
– Quais são os clientes internacionais da CaetanoBus?
– Temos uma grande diversidade de clientes, entre os quais, a National Express, a Air China e a Emirates.
– E qual a importância das parcerias para a empresa?
– É muito importante a gestão das alianças e das parcerias porque só dessa forma ganhamos escala.
–Qual a aposta de futuro?
– O futuro da CaetanoBus é desenvolver tecnologia própria. Neste momento, já temos o nosso próprio chassis elétrico.

B.I.
Nome e Fundação
CaetanoBus, 1946
Produto
Carroçarias e autocarros
Localização
Vila Nova de Gaia
Vendas (2016)
55 milhões de euros
N.º de trabalhadores
565
Exportação
90% vendas
Principais mercados
Entre os principais mercados estão o Reino Unido e os países do Médio Oriente
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