Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
2

Conservas em 40 países

Ramirez é uma das fábricas de conservas mais antigas do Mundo.
Maria João Vieira de Matos 7 de Fevereiro de 2016 às 12:00
A Ramirez está entre as cinco melhores do mundo em segurança alimentar
A Ramirez está entre as cinco melhores do mundo em segurança alimentar FOTO: DR
A Ramirez é uma das fábricas de conservas mais antigas do Mundo. Fundada em 1853, a empresa começou a exportar ainda no século XIX e é gerida pela mesma família há 5 gerações. Hoje tem 14 marcas em 40 países, desde a Bélgica às Filipinas.

A marca âncora é a Ramirez, a referência com maior variedade de produtos e mercados.

As outras insígnias destinam--se a mercados específicos, como a Cocagne (líder na Bélgica desde 1906), a Gabriel (na África do Sul desde 1890), a Teddy (Rússia e Grécia) e a Queen of the Coast (Reino Unido, EUA e Ásia).

A empresa detém a maior gama de conservas de peixe no mercado, são mais de 45 referências de conservas de atum, sardinha, cavala e pescado diverso e, ainda, refeições prontas em conserva como o bacalhau à portuguesa e o atum assado à algarvia. Em termos de exportações, a sardinha é a bandeira nacional.

O alto teor de gordura das sardinhas da costa portuguesa introduz qualidades únicas muito apreciadas pelo cliente estrangeiro. Contudo, é necessário adaptar os produtos ao gosto do consumidor local.

As conservas que partem para os países do Médio Oriente são mais picantes do que o normal e as da África do Sul seguem sem escamas. Do Japão chegou o pedido do bacalhau em lata - um emigrante japonês que comia bacalhau no Brasil e queria comer bacalhau em Tóquio.

Além disso, o produto tem de cumprir as regras de segurança alimentar. Nesta área, a Ramirez está entre as cinco melhores empresas do Mundo.

Em média, a empresa tem, por ano, 15 a 20 auditorias de clientes internacionais, como a Heinz, a Marks and Spencer e a Sainsbury. Um controlo rigoroso de qualidade que obriga à destruição de 300 latas por dia. Para a Ramirez, o mais importante é o reconhecimento da qualidade pelo cliente.
conservas países Ramirez atum
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)