Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
8

Vieira de Castro: vendas em 50 países

Lançamento de novos produtos conquista mercado europeu e EUA.
15 de Março de 2016 às 17:38
A Vieira de Castro é a maior exportadora de bolachas e amêndoas do País
A Vieira de Castro é a maior exportadora de bolachas e amêndoas do País FOTO: DR
A Vieira de Castro é a maior exportadora de bolachas e amêndoas do País. Fundada em 1943, começou por ser uma pequena confeitaria e só mais tarde iniciou a atividade industrial. Hoje é a líder portuguesa na produção de vários produtos alimentares e já conquistou mercados em todo o Mundo, do Japão aos EUA.

A partir das três fábricas em Portugal, a Vieira de Castro produz, por ano, 15 mil toneladas e exporta cerca de metade para mais de 50 países. A expansão começou na Europa, mas rapidamente avançou para oriente. Uma das primeiras conquistas foi o conservador Japão e a parceria mantém-se há mais de 20 anos.

O japonês é um consumidor muito crítico, que questiona, por exemplo, porque uma bolacha está virada ao contrário. Ainda assim, a Vieira de Castro conseguiu ser um fornecedor "reclamação zero". Uma qualidade que ajudou a conquistar posições de liderança em vários mercados: as bolachas Milenium são líderes no mercado japonês; o Sortido Princesa é o produto líder no Brasil, na Irlanda a Cream Cracker. Em Angola e Cabo Verde, a marca Vieira assume a liderança de mercado há anos.

Em Angola destaque para a Água e Sal, Maria e Torrada, e em Cabo Verde para as Goodies, que lideram o mercado.

Nos países em desenvolvimento, o consumo centra-se muito nos produtos básicos, de primeira necessidade. Por isso, os produtos tradicionais ainda estão em forte crescimento.

Já nos países desenvolvidos, a aposta na diferenciação é fundamental. A marca lançou novos produtos, como as amêndoas de chocolate branco com framboesa e as bolachas recheadas com doce de leite, sendo estes dos mais vendidos na Europa e nos EUA e em 2015 foram distinguidos com o prémio inovação numa das principais feiras internacionais do setor, a Sial, em Abu Dhabi.
é para exportar EUA países exportações Vieira de Castro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)