Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
2

Lisboa: O 1.º concelho-chave das eleições Legislativas 2022

Concelhos-chave são concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes e onde, nas últimas eleições, houve mudanças significativas na intenção de voto.
Francisco Penim 28 de Janeiro de 2022 às 08:26
Eleições
Eleições FOTO: Lusa
Lisboa é o concelho-chave de quaisquer eleições Legislativas em Portugal. Registar, aqui, o melhor resultado possível é a principal motivação de todos os partidos, com ou sem representação parlamentar. Nas últimas eleições Legislativas, em 2019, e de todos os concelhos-chave destas eleições, Lisboa foi o 2º onde se notou mais a diferença entre o partido vencedor no concelho, o PS, e o segundo classificado, o PSD: 22 000 votos.

No total, no mesmo ano, votaram aqui 291 432 eleitores, tendo o concelho de Lisboa representado 26,46% de todos os votantes no distrito. Este é um concelho-chave onde a previsão de votos é das mais difíceis do País, já que não há domínio claro de tendência política: desde o 25 de Abril, nas eleições Legislativas, houve oito vitórias da direita contra sete da esquerda e, nas Autárquicas, oito vitórias da esquerda e seis da direita.

Por outro lado, é aqui que partidos mais pequenos têm hipóteses de eleger deputados, lembrando, por exemplo, que, em 2019, só os votos no distrito de Lisboa, muito à boleia dos do concelho, elegeram os únicos deputados de IL, Livre e Chega. Adicionalmente, de todos os concelhos-chave, o de Lisboa foi o único onde o PS desceu das Legislativas de 2015 para 2019 (1,49%), em contraciclo com todos os outros concelhos-chave.

Em 2019, de todos os concelhos do País, o de Lisboa foi onde cada partido com assento parlamentar atingiu o maior número de votos, com exceção do Chega, e onde o IL conseguiu mais de um sexto de todos os votos. Finalmente, nas últimas oito eleições Legislativas, desde 1995, o concelho de Lisboa votou sempre no partido vencedor em termos nacionais.

Lisboa Portugal PS País PSD IL Legislativas Chega política eleições eleições nacionais
Ver comentários