Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
1

Depósito de lenha junto a casa em Cacia pode originar incêndio

Junto à minha habitação, em Cacia, existe um amontoado de lenha com cerca de 25 metros cúbicos. Uma imprevidência pode originar um incêndio. Falei com o depositário, mas este não remove a lenha.
3 de Outubro de 2005 às 00:00
Depósito de lenha junto a casa em Cacia pode originar incêndio
Depósito de lenha junto a casa em Cacia pode originar incêndio FOTO: d.r.
Face ao flagelo dos fogos, contactei com várias entidades. Entretanto, o Núcleo Florestal da Região Centro, após vistoria ao local, diz-me que se trata de um depósito de lenha que se destina a autoconsumo. E por se tratar de um simples depósito de lenha e se situar no interior do aglomerado populacional, tal facto não configura infracção ao disposto na lei.
João Afonso, Aveiro
RESPOSTA
A Câmara está a tratar deste assunto através da Protecção Civil e da Polícia Municipal, quer em termos de ir ao local, quer em termos de legislação (saber se existe algo que determine qual a quantidade de lenha que a pessoa pode ter no seu terreno para autoconsumo, sem que se confunda com uma serração ou um depósito de lenha).
No entanto, e como refere o leitor, os próprios técnicos ligados à floresta não podem interferir num depósito de lenha para autoconsumo, logo não causando de per si perigo de incêndio. Não devemos ter meios de contradizer tal afirmação.
Gabinete de Imprensa da Câmara de Aveiro
Ver comentários