Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
9
Conteúdo Patrocinado

Compre com um simples gesto

Os dias estão cheios de rotinas, de ações repetitivas que fazemos de forma quase automática.
3 de Março de 2016 às 17:44

Os dias estão cheios de rotinas, de ações repetitivas que fazemos de forma quase automática. De vez em quando, surge uma nova tecnologia que acaba com um gesto habitual e introduz uma nova ação. 

Essas inovações geralmente são desenvolvidas para facilitar a vida do consumidor. Foi assim com a tecnologia contactless (sem contato, em inglês) nos cartões Visa de débito e de crédito. Aumenta a rapidez e a simplificação das compras no dia a dia, sem ter de entregar o seu cartão ao comerciante e sem a rotina de introduzir o PIN (código de 4 dígitos associado ao cartão bancário) em todos os pagamentos.

 

O que muda com este sistema de pagamento do processo tradicional? 

Se fizer compras iguais ou inferiores a 20 euros, e se o seu cartão tiver a tecnologia contactless, o pagamento pode ser efetuado sem necessidade de inserir o código de utilizador (PIN). Essa opção só é obrigatória para compras superiores a 20 euros.

Para processar esse pagamento, o lojista introduz o valor da compra e o cliente apenas tem de aproximar o seu cartão do visor do terminal de pagamento para realizar a transação.

 

Segurança habitual 

Para garantir a segurança do seu cartão contactless, existem mecanismos introduzidos pela Visa e pelo banco emissor. Uma vez atingido um determinado limite definido pelo banco de utilização da funcionalidade contactless sem introdução do PIN, o utilizador será solicitado a introduzir o seu código PIN , seja num terminal de pagamento de uma loja ou num caixa automático.

A solicitação pontual do PIN é um destes mecanismos de protecção do titular do cartão.

Em caso de perda ou roubo do cartão contactless, o titular beneficia de garantias de protecção junto do seu banco emissor como é de resto habitual nos cartões Visa.

 

Como identificar a tecnologia contactless?

 

Todos os cartões de pagamento com a tecnologia de leitura por aproximação possuem este símboloindicando que o cartão possui a funcionalidade de pagamento contactless.

Os cartões Visa contactless podem ser utilizados em Portugal e no estrangeiro sempre que existir um ponto de aceitação com esta tecnologia, identificado com o mesmo símbolo contactless. 

1. O seu cartão Contactless será ativado após a sua primeira transação com chip e PIN na rede Visa.

2.Transações Contactless até 20€ não requerem PIN

3. Quando as transações do seu cartão Contactless chegarem a um determinado valor acumulado definido pelo seu banco, terá que fazer uma transação chip e PIN antes de ser autorizada uma nova transação Contactless

4. Os cartões Contactless apenas podem efetuar transações Contactless em terminais com tecnologia Contactless; transações chip e PIN podem ser efetuadas em qualquer terminal.

5. Consulte os termos e condições do seu cartão junto do banco emissor.