Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
5

Morreu antigo ministro Veiga Simão

Veiga Simão morreu aos 85 anos vítima de doença prolongada.
3 de Maio de 2014 às 10:50
Antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão
Antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão FOTO: Hugo Rainho

O antigo ministro da Educação e da Defesa Veiga Simão morreu hoje aos 85 anos, no Hospital dos Lusíadas, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte familiar.

José Veiga Simão nasceu na Guarda a 13 de fevereiro de 1929. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra e em 1957 obteve o Doutoramento em Física Nuclear (PhD) pela Universidade de Cambridge. Em 1963 foi nomeado reitor da Universidade de Lourenço de Marques, em Moçambique, cargo que desempenhou até 1970.

Durante o governo de Marcello Caetano, defendeu "a democratização do ensino" ao assumir a pasta do Ministério da Educação Nacional. Foi, aliás, o último ministro da Educação do Estado Novo. É nesta condição que em 1973 cria a Universidade de Aveiro.

Veiga Simão foi ainda embaixador de Portugal nas Nações Unidas, entre 1974 e 1975. Aceitou o cargo de Ministro da Indústria e Energia em 1983 e em novembro de 1997 o primeiro-ministro António Guterres nomeou-o responsável pelo Ministério da Defesa.

O corpo do último ministro da Educação do Estado Novo estará hoje em câmara ardente na igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa - e não na igreja de São João de Deus, como foi anteriormente veiculado pela agência Lusa. O funeral realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de São João.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)