Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais Sobre
5
Saber mais sobre Menir
18:37 | 07/08
Nisa abre-nos os braços

Nisa abre-nos os braços

O município conta com uma forte componente histórica, preservando o seu património local e fomentando a oferta cultural
00:30 | 11/09
Toquem o sino

Toquem o sino

Chama-se Sino da Esperança (Bell of Hope) e foi forjado nas fundições inglesas de Whitechapel, de onde também saíram os sinos para o Big Ben de Londres e para o Liberty Bell de Filadélfia.
00:30 | 05/05
Autarquia teve de ‘colar’ menir

Autarquia teve de ‘colar’ menir

A Câmara de Reguengos de Monsaraz recuperou o menir de Santa Margarida, monumento megalítico situado na berma da Estrada Municipal 514 que em 2006 foi partido na sequência de uma obra de beneficiação dessa via. Os trabalhos de recuperação foram concluídos recentemente e acompanhados pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar).<br/><br/>
00:00 | 27/09
Restauro em Outubro

Restauro em Outubro

O Menir de St.ª Margarida, na Freguesia do Corval, Concelho de Reguengos de Monsaraz, vai ser restaurado em Outubro, depois de, há mais de um ano, ter sido danificado durante as obras na Estrada Municipal 514.
00:00 | 26/09

Menir do Barrocal erguido ontem com ajuda de máquinas

E ao terceiro dia, o menir da Herdade do Barrocal, em Reguengos de Monsaraz, foi finalmente erguido, não com a força humana, mas com a ajuda de duas máquinas pesadas. Os trabalhos tiveram início ontem, às 08h00, mas só três horas depois o monumento – o segundo maior da Península Ibérica com 15 toneladas e 5,7 metros de altura – foi recolocado no seu lugar.
00:00 | 24/09
Menir resiste no chão

Menir resiste no chão

A força foi muita e a vontade dos populares também. Mas, apesar das mais de 150 ajudas que compareceram ontem na Herdade do Barrocal, Reguengos de Monsaraz, revelou-se muito difícil levantar do chão, através de métodos primitivos (força física, paus e cordas), um menir com cerca de 15 toneladas e mais de cinco metros de altura.
00:00 | 09/07

O monte sem vendavais

Na ardósia da padaria de Monsaraz, onde se sabe o preço dos papo-secos, das rochas e bolas de Berlim, uma criança escreveu em nota de rodapé: “Gosto muito da minha terra porque a minha terra é bonita e tem casas muito bonitas”.
00:00 | 31/12

CROMELEQUE VAI SER REINSTALADO

O processo de reinstalação do Cromeleque do Xerez conheceu uma nova etapa, com a recente assinatura de um protocolo que prevê a instalação do conjunto de 55 menires junto ao Convento da Orada, em Monsaraz.
Mais notícias