Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais Sobre
Saber mais sobre Vale Do Lapedo
00:00 | 17/01
Houve sexo entre homens modernos e de Neandertal

Houve sexo entre homens modernos e de Neandertal

Os seres humanos modernos chegaram de África à Europa, há 40 mil anos, e continuaram a evoluir através do contacto com os homens de Neandertal, segundo um estudo assinado por vários cientistas europeus e norte-americanos – entre eles os portugueses João Zilhão, ex-director do Instituto Português de Arqueologia (IPA), e Ricardo Rodrigo, do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática do IPA –, publicado anteontem na revista ‘Proceeding of the National Academy of Sciences’, dos EUA.
00:00 | 03/06
Lapedo volta à ribalta

Lapedo volta à ribalta

A história contada no livro ‘O Clã do Urso das Cavernas’ (editado pela Esfera dos Livros), da escritora norte-americana Jean M. Auel, podia ter acontecido em Portugal, mais propriamente em Leiria, no Vale do Lapedo. Foi lá que, em 1998, se encontrou o esqueleto de um menino com cerca de 25 mil anos, uma das descobertas mais importantes para a comunidade científica mundial. Ainda hoje, o ‘Menino do Lapedo’ gera polémica entre arqueólogos e antropólogos, por julgar tratar-se da prova do cruzamento entre o Cro-magnon, a espécie mais próxima do homem moderno, e o Neandertal.
00:00 | 17/03

Pneus velhos em zona classificada

Cerca de três dezenas de pneus de automóvel usados foram despejados, entre segunda e terça-feira, no Vale do Lapedo, Leiria, próximo do local onde, em 1998, foi descoberto o esqueleto de uma criança com 25 mil anos.
00:00 | 06/09
Pegadas raras à mostra

Pegadas raras à mostra

A descoberta de 25 novas pegadas de dinossáurios nas arribas da Lourinhã, algumas com impressão da pele de dinossáurios saurópodes, a maior pegada de dinossáurio carnívoro do Jurássico e as primeiras pegadas de estegossauros e anquilossauros em Portugal é motivo de grande satisfação junto dos paleontólogos, dadas as características raras dos achados, que permitem estudar o movimento da passada daqueles animais que existiram há 150 milhões de anos.
Mais notícias