Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Angola prepara declaração do estado de emergência

País regista atualmente três casos de infeção pelo novo coronavirus.                                                    
Lusa 25 de Março de 2020 às 09:18
Coronavírus em Angola
Coronavírus em Angola FOTO: Getty Images
O ministro de Estado e coordenador da Comissão da Covid-19 em Angola, general Pedro Sebastião, convocou para hoje uma reunião interministerial para abordar a declaração do estado de emergência e os procedimentos subsequentes.

Segundo a convocatória, foram chamados para a reunião os ministros de Estado e da Casa Civil do Presidente da República, da Administração do Território e Reforma do Estado, da Ação Social, da Defesa, Interior, Relações Exteriores, Finanças, Recursos Minerais e Petróleo, Saúde, Transportes, Comércio e Comunicação Social e entidades como os Serviços de Inteligência Externa, o Serviço de Inteligência e Segurança do Estado e Governo Provincial de Luanda.

Deverão ser abordados temas como a declaração do estado de emergência e procedimentos subsequentes, situação internacional da propagação da Covid-19, situação sanitária de Angola a nível da prevenção da Covid-19, reserva alimentar e plano de distribuição e abastecimento das populações a curto e médio prazo.

Serão dadas ainda informações sobre as verbas financeiras adicionais para os programas setoriais do combate à doença.

Angola regista atualmente três casos de infeção pelo novo coronavirus.                                                    
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, convocou para esta manhã o Conselho da República para auscultar os conselheiros no âmbito do reforço das medidas de prevenção e combate à pandemia.

O Conselho da República é um órgão consultivo que integra o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República, líderes de partidos políticos com assento parlamentar e entidades convidadas.

João Lourenço decidiu também ouvir a Assembleia Nacional, enviando uma delegação governamental chefiada pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança e coordenador da Comissão Interministerial criada para combater a propagação da pandemia do coronavírus, general Pedro Sebastião.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)