Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Covid-19 mostra necessidade de trocas intrarregionais em África

Presidente Gana sublinha que pandemia reforçou necessidade de uma integração mais próxima das nações africanas.
Lusa 21 de Agosto de 2020 às 15:55
Presidente do Gana alerta para desafios que Covid-19 colocou a África
Presidente do Gana alerta para desafios que Covid-19 colocou a África FOTO: Reuters
O Presidente do Gana, país que acolheu a sede do secretariado do acordo de comércio livre no continente, considerou que a pandemia da Covid-19 demonstra a necessidade de aumentar as trocas entre os países africanos.

"A destruição das cadeias de fornecimento globais reforçou a necessidade de uma integração mais próxima entre nós, para podermos aumentar a nossa autossuficiência, fortalecer as nossas economias e reduzir a dependência de fontes externas", disse Nana Akufo-Addo, durante a cerimónia que marcou a inauguração da sede do Acordo de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA, na sigla em inglês).

O Gana foi selecionado como a sede do secretariado do tratado durante a cimeira dos chefes de Estado em Niamey, em julho do ano passado, e o Presidente do Gana defendeu que os países que ainda não ratificaram o acordo devem fazê-lo antes da próxima cimeira, marcada para dezembro.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 coronavírus pandemia África Gana diplomacia
Ver comentários