Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Guiné-Bissau baixa para estado de alerta após evolução favorável da pandemia

Estado de alerta vai vigorar por 90 dias até 10 de março de 2021.
Lusa 15 de Dezembro de 2020 às 18:14
Guine Bissau
Guine Bissau
As autoridades da Guiné-Bissau declararam o estado de alerta na saúde pública devido à covid-19, depois de terem verificado uma evolução favorável com menos contágios, refere um decreto divulgado pela Presidência guineense.

Segundo o decreto do Governo, promulgado pelo chefe de Estado na quarta-feira, o estado de alerta vai vigorar por 90 dias até 10 de março de 2021.

O país esteve em estado de emergência entre março e setembro, tendo depois as autoridades declarado a situação de calamidade e de emergência na saúde até 08 de dezembro.

"A situação irá ser continuamente avaliada e o diploma poderá ser alterado se as circunstâncias assim o determinarem", refere o decreto.

Apesar de a situação epidemiológica no país estar a evoluir favoravelmente, as autoridades reconhecem o "elevado risco de alteração da situação".

O decreto destaca que a pandemia ainda está ativa a nível mundial e que está a acontecer uma segunda vaga na Europa, incluindo em Portugal, país com que a Guiné-Bissau tem um "fluxo permanente" de pessoas.

"Existem também sinais de emergência de uma possível segunda vaga para o continente africano", salienta.

O decreto do Governo mantém o uso obrigatório da máscara na rua e nos espaços fechados, o distanciamento físico e a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo de covid-19 para pessoas que viajem para a Guiné-Bissau.

A realização de eventos sociais e culturais que impliquem a aglomeração de pessoas permanece proibida.

Segundo os dados do Alto Comissariado para a Covid-19, o país registou desde o início da pandemia 2.444 casos positivos.

Na semana entre 30 de novembro e 06 de dezembro, foram registados três novos casos.

O número de vítimas mortais provocadas pela covid-19 é de 44, enquanto o número de recuperados situa-se nos 2.337.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários