Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Mau tempo obriga a reprogramar voos em Moçambique

Previsões meteorológicas preveem chuvas, vento e trovoadas.
Lusa 20 de Janeiro de 2022 às 08:02
Avião
Avião FOTO: iStockphoto
As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciaram esta quinta-feira que vão reprogramar voos domésticos para aeroportos de cidades costeiras devido às previsões de intempéries para os próximos dias.

"Vão ocorrer reprogramações dos voos o que afetará o horário previamente divulgado" para cada voo, sendo "comunicadas aos passageiros eventuais alterações", lê-se em comunicado. 

Um voo entre Maputo e Nacala, na costa da província de Nampula, no norte, foi obrigado a regressar à origem na quarta-feira "devido a chuva intensa acompanhada de vento forte".

"Não havia condições para realizar a aterragem em segurança no Aeroporto de Nacala", explicou a companhia. 

As previsões meteorológicas preveem chuvas, vento e trovoadas para o litoral moçambicano, em especial no centro e norte, ao longo da próxima semana.

Por outro lado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) mantém-se alerta quanto ao evoluir de depressões atmosféricas a leste de Madagáscar, que podem transformar-se em ciclones e vir a aproximar-se de Moçambique também na próxima semana.

As intempéries no país concentram-se sazonalmente durante a época das chuvas, de outubro a abril.

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 47.493 já foram afetadas por chuvas, ventos fortes e outros desastres naturais no país na atual época, segundo o mais recente relatório da proteção civil.

Moçambique Linhas Aéreas Aeroporto de Nacala LAM acidentes e desastres meteorologia
Ver comentários