Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Mike Pompeo elogia presidente de Angola por luta contra a corrupção

Secretário de Estado norte-americano saudou os esforços de João Lourenço para tornar flagelo "um fantasma do passado".
Ricardo Ramos 18 de Fevereiro de 2020 às 01:30
Mike Pompeo e João Lourenço
Mike Pompeo e João Lourenço FOTO: Reuters
O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, elogiou esta segunda-feira os esforços do presidente angolano, João Lourenço, para tornar a corrupção "um fantasma do passado", considerando que se trata de um problema que travou o potencial do país "durante demasiado tempo".

Pompeo, que esteve reunido em Luanda com João Lourenço e também com o seu homólogo angolano Manuel Augusto, frisou que a visita a Angola surge num "momento-chave" na História do país e não poupou elogios ao "excelente trabalho" que o presidente angolano tem feito. "João Lourenço aumentou a transparência, obrigou as instituições financeiras a limpar os seus balanços e perseguiu os maus atores.

Estou otimista de que conseguirá libertar Angola da corrupção", afirmou Pompeo, lembrando que as reformas introduzidas pelo sucessor de José Eduardo dos Santos permitiram a Angola "relacionar-se com os países democráticos de uma forma que não era possível até há alguns anos". "É por isso que aqui estou", afirmou o chefe da diplomacia dos EUA, num sinal inequívoco de apoio ao novo rumo de Angola, que vê no futuro como uma nação "soberana, próspera e pacífica".

Já o MNE angolano considerou "acalentador" o apoio dos EUA às reformas levadas a cabo por Lourenço, que visam "atrair as necessárias parcerias e investimentos para que a economia angolana ganhe novo fôlego e sejam criadas condições para a melhoria de vida das populações".
Mike Pompeo política Angola João Lourenço EUA política diplomacia relações internacionais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)