Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Presidente da República de Cabo Verde defende "muita cautela" em relação à moeda única na União Africana

Jorge Carlos Fonseca reconheceu que "África continua a ser um continente relativamente desconhecido para o mundo e para a maioria" dos cabo-verdianos.
28 de Maio de 2019 às 16:32
Bandeira de Cabo Verde
Bandeira de Cabo Verde FOTO: Getty Images
O Presidente da República de Cabo Verde defendeu esta terça-feira "muita cautela" em relação à moeda única que a União Africana (UA) pretende adotar até 2020, tendo em conta a "situação específica" do arquipélago e as relações com a Europa.

Jorge Carlos Fonseca falava durante o seu discurso de abertura da conferência "Os Desafios Atuais da Integração Política, Económica e Cultural na África Ocidental", que decorre na Faculdade de Educação e Desporto, na Assomada, interior da ilha de Santiago.

"A UA pretende adotar, até 2020, uma moeda única, com vista a facilitar as trocas comerciais. Considerando a situação específica do nosso país, nomeadamente as relações com a Europa, esta questão tem sido encarada com muita cautela", disse.

E assegurou: "É evidente que procuraremos sempre uma integração que não prejudique os nossos interesses nacionais".

Na sua intervenção, reconheceu que "África continua a ser um continente relativamente desconhecido para o mundo e para a maioria" dos cabo-verdianos.

"Acredito que é chegada a hora de sairmos do discurso belo de reconhecimento da grandeza deste continente e passarmos para a ação (...)", prosseguiu.

Segundo Jorge Carlos Fonseca, "além dos riscos potenciais que a instabilidade, particularmente a derivada do terrorismo e dos tráficos ilícitos" poderá representar para Cabo Verde e para as populações vizinhas, "é fundamental que o seu controlo ou a sua erradicação ocorram para que importantes questões políticas sejam debatidas e soluções sejam concretizadas".

O chefe de Estado referia-se, especialmente, às políticas de transporte que devem ter em linha de conta a condição de Cabo Verde enquanto Estado insular, que "tem de merecer tratamento específico, como, aliás, as normas da Comunidade preveem".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)