Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Alemanha fecha lojas e escolas até janeiro

Apenas as lojas essenciais, como os supermercados, as farmácias e os bancos deverão permanecer abertos.
Maria Vaz 14 de Dezembro de 2020 às 08:33
Coronavírus na Alemanha
Coronavírus na Alemanha FOTO: Getty Images
O Governo alemão anunciou este domingo o endurecimento das medidas de restrição, decretando o encerramento de escolas e do comércio não essencial a partir de quarta-feira e até dia 10 de janeiro.
As restrições em vigor desde novembro não levaram a uma redução significativa do número de infeções por Covid-19 no país, avançou a chanceler alemã, Angela Merkel.

"Somos obrigados a agir e vamos agir", frisou Merkel. Desde o início do confinamento parcial que restaurantes, bares, museus e teatros estão encerrados. Segundo as novas medidas apenas lojas essenciais, como supermercados, farmácias e bancos devem permanecer abertas.

Entre os dias 24 e 26 de dezembro apenas são permitidas reuniões entre membros de dois agregados familiares. Nos restantes dias mantém-se em vigor a regra que limita a cinco o número de pessoas que se podem reunir em espaços fechados.

Canadá deverá iniciar vacinação em breve
O Canadá espera começar nos próximos dias a vacinação dos seus cidadãos assim que as vacinas da farmacêutica Pfizer em conjunto com a BioNTech comecem a chegar vindas dos Estados Unidos. As primeiras 30 mil doses do fármaco vão ser distribuídas por 14 centros de vacinação em todo o país.

Itália planeia centros para vacinar
Itália está a planear construir vários centros de vacinação em forma de flor, nas principais praças do país, para vacinar a população contra a Covid-19 . Os pavilhões em forma de flor, projetados pelo arquiteto Stefano Boeri, são um símbolo da campanha cujo slogan é "a Itália renasce como uma flor".

Vacina começa a ser distribuída
Vários camiões que transportavam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer saíram de uma fábrica no Michigan, nos Estados Unidos, para serem distribuídas esta segunda-feira por 450 centros de vacinação. Terça-feira mais 425 centros deverão ter a vacina e na quarta-feira mais 66 locais.

Programa pode ser decidido no tribunal
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, nomeou vários militares para reforçar o seu comando pessoal na Anvisa, a agência a que cabe autorizar as vacinas no país. O governador do estado de São Paulo, João Doria, e outros governadores de estado, em resposta a Bolsonaro, já têm prontas várias medidas judiciais para, se for preciso, pedirem ao Supremo Tribunal autorização para imunizarem os seus habitantes com ou sem autorização da agência. O Ministério da Saúde já entregou o programa de vacinação indicando os grupos prioritários mas sem dar uma data para o início da imunização.

PANDEMIA PELO MUNDO
Método de contagem
A Turquia adicionou 800 mil casos de infeção por Covid-19 ao total do país, depois de o governo mudar o método de contagem e incluir todos os que tenham um teste positivo à doença, e não apenas os casos que requerem internamento hospitalar.

Fim de restrições
As restrições à entrada e saída da pessoas na comunidade de Madrid, impostas pelo governo regional, terminaram à meia-noite. As medidas impostas a 4 de dezembro tinham por objetivo conter os contágios por Covid-19 numa altura em que várias pessoas se deslocam devido a feriados no país.

RADAR COVID
Máscara desativa vírus
Cientistas da Universidade Católica de Espanha desenvolveram um filtro especial para máscaras de proteção que neutralizará a Covid-19, em menos de um minuto após o contacto.

Agravamento da doença
Um estudo da Universidade de Yale descobriu que alguns pacientes infetados com Covid-19 tinham um grande número de anticorpos mal direcionados, que, em vez de lutar o vírus invasor, comprometeram o próprio sistema imunológico dos infetados, causando níveis mais graves da doença.

Mais medidas para a Suíça
Os diretores de cinco grandes hospitais na Suíça pediram ao governo medidas mais rigorosas para reduzir o número de contágios por Covid-19 no país.

Casos aumentam
Os Países Baixos registaram 9924 novas infeções por Covid-19, o maior aumento diário de casos registado desde outubro.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários