Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Presidente do Brasil Jair Bolsonaro infetado com Covid-19

Bolsonaro tirou a máscara enquanto falava aos jornalistas, mesmo depois de saber que estava infetado com o novo coronavírus.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 7 de Julho de 2020 às 16:18
A carregar o vídeo ...
Bolsonaro retira máscara facial enquanto fala aos jornalistas após saber que está infetado com coronavírus. Veja as imagens
O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, um dos poucos governantes mundiais que negam a gravidade e até a existência do coronavírus, anunciou ao início da tarde desta terça-feira, horário brasileiro, estar com Covid-19, a doença provocada pelo vírus. Ele tinha feito teste para deteção do coronavírus um dia antes, no final de segunda, no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.


Esta terça-feira, em entrevista à emissora pública de televisão TV Brasil, Bolsonaro afirmou que o teste realizado no dia anterior deu positivo. Enquanto falava aos jornalistas, após saber que está infetado com o novo coronavírus, Jair Bolsonaro tirou a máscara.

Três outros testes realizados pelo presidente brasileiro em Fevereiro e Março tinham dado negativo, e ele vangloriou-se na altura de dificilmente poder ser infetado, pois, vincou, tem um histórico e corpo de atleta.

Bolsonaro começou a apresentar sintomas do que poderia ser um quadro de Covid-19 no sábado passado, depois de ter ido ao sul do Brasil sobrevoar áreas devastadas por um ciclone em Santa Catarina e, de no regresso, ter participado com vários ministros e um dos filhos num almoço na casa do embaixador dos EUA em Brasília, em comemoração ao dia da independência daquele país. Todos os convidados estavam sem máscara e abraçaram-se várias vezes, contrariando todas as orientações da Organização Mundial da Saúde, de médicos e outros especialistas na área da saúde.

À noite, Bolsonaro começou a apresentar febre e dores no corpo, sintomas que se agravaram ao longo de domingo. Apesar disso, esta segunda-feira ele teve reuniões de trabalho com vários ministros, e só ao início da noite foi fazer exames no Hospital das Forças Armadas. Ao voltar ao Palácio da Alvorada, a residência presidencial em Brasília, e usando máscara, uma coisa nada comum nele, Bolsonaro falou de longe a apoiantes e disse não poder aproximar-se mais por estar com suspeita de ter sido infetado pelo coronavírus.

De acordo com um comunicado da assessoria de imprensa da presidência, o estado de saúde de Bolsonaro "é bom", apesar dos sintomas da doença. O exame de imagem que fez no Hospital das Forças Armadas mostrou o pulmão limpo, de acordo com o próprio Bolsonaro, o que pode indicar que ele apanhou um quadro apenas leve da doença ou que esta está apenas no início.

Ao longo desta terça-feira, ministros, empresários e outras pessoas que estiveram com Jair Bolsonaro nos últimos dias anunciaram que iam submeter-se a testes para deteção da doença. Toda a agenda oficial de Jair Bolsonaro para os próximos dias foi cancelada.

Desde o surgimento da pandemia de Coronavírus, que no Brasil já matou mais de 65 mil pessoas e infecto 1,6 milhão, Jair Bolsonaro tem menosprezado a doença, chegando a afirmar que ela era uma invenção da imprensa e depois que não passava de uma "gripezinha" sem qualquer gravidade. Com decretos considerados abusivos, ele tem feito de tudo para forçar governadores de estado e autarcas a acabarem com quarentenas e outras medidas de combate ao Coronavírus, alegando que, um dia, todos morrerão, de um jeito ou de outro e, por isso, tem de se abrir a economia para salvar empregos, e tem participado em manifestações e outras aglomerações sem usar máscara, tendo chegado a recorrer à justiça para não ser obrigado a usar essa protecção.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Jair Bolsonaro covid-19
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)