Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Alterações na boca, mãos e pés identificados como novos sintomas da Covid-19, diz estudo

Investigadores sugerem que médicos e enfermeiras examinem as cavidades orais, mãos e pés de pacientes com suspeita da doença.
Correio da Manhã 27 de Janeiro de 2021 às 08:34
Alterações nos pés
Alterações na boca
Alterações nas mãos
Alterações nos pés
Alterações na boca
Alterações nas mãos
Alterações nos pés
Alterações na boca
Alterações nas mãos
Uma equipa de investigadores do Hospital de La Paz, na capital espanhola Madrid, identificou aqueles que podem ser novos sintomas da Covid-19. 

Recentemente alguns especialistas já alertavam para a "língua Covid" como um novo sinal de que se está infetado com o novo coronavírus. Agora, este novo estudo espanhol identifica mais características deste sintoma e acrescenta alterações nos pés e nas mãos. O estudo foi publicado no British Journal of Dermatology como uma 'carta de pesquisa' em setembro, mas foi apresentado só esta terça-feira.

Segundo o estudo, com um universo de 666 pacientes observados em abril de 2020, 25% dos infetados tinha inflamação, inchaço e úlceras na língua. Além destas alterações, quase 40% desses pacientes apresentaram vermelhidão, sensação de queimadura e urticária nas palmas das mãos e solas dos pés.

45,7% dos doentes observados tiveram alterações nas línguas, mãos ou pés. A alteração mais comum foi a papilite lingual transitória, que é a inflamação das papilas ou pequenas saliências na superfície da língua.

Relativamente aos pés e mãos, a condição mais comum era a descamação difusa, que é uma descamação generalizada da pele.

A equipa do hospital sugere que os médicos e enfermeiros devam começar a examinar as cavidades orais, mãos e pés de casos suspeitos de Covid a fim de os diagnosticar mais rapidamente. 
Covid-19 Hospital de La Paz Covid Madrid saúde questões sociais investigação médica
Ver comentários