Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

ALTURA TRAMA 007

O letal e sofisticado agente secreto britânico 007 parece estar cada vez mais limitado à tela. A verdade é que o popular James Bond, sempre interpretado por actores considerados fisicamente perfeitos, não corresponderia hoje às exigências do MI5, o serviço de informações do Reino Unido por ser... demasiado alto.
8 de Março de 2004 às 00:00
Pierce Brosnan é alto demais
Pierce Brosnan é alto demais
Segundo novas directrizes do MI5, os cidadãos britânicos que queiram concorrer às vagas para agentes de campo não podem ter mais de um metro e oitenta de altura. Assim, tanto Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton como Pierce Brosnan, que deram corpo à famosa personagem, tão "cobiçada" pelo público feminino, nunca poderiam, actualmente, ser verdadeiros espiões, já que todos medem mais de um metro e oitenta. De facto, é possível ler no formulário de inscrição que os homens deverão ter, no máximo, um metro e oitenta, e as mulheres um metro e setenta e três. A ideia subjacente é a de que possam passar despercebidos numa multidão e infiltrar-se com mais facilidade.
Uma retrospectiva rápida aos filmes de James Bond é suficiente para confirmar que o personagem, sempre charmoso e irradiando confiança, dificilmente não seria notado, o que ainda é mais óbvio quando se trata de uma missão envolvendo senhoras, mais "sensíveis" aos dotes do galã.
Mas apesar de sobressair a ideia de que a figura de James Bond está um pouco desactualizada, há uma boa notícia. A nova imposição ainda não foi aplicada ao MI6 (o serviço de espionagem britânico vocacionado para assuntos externos em que o agente secreto trabalhava), pelo que ainda é possível imaginá-lo numa qualquer missão de alto risco no mundo real, quem sabe até no Iraque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)