Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Angola aumenta para 86 óbitos e já é o PALOP com mais mortes por covid-19

País registou 37 novos casos positivos de covid-19.
Lusa 14 de Agosto de 2020 às 21:06
Coronavírus
Coronavírus
Angola registou 37 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 1.852, e mais três óbitos, tornando-se no país africano de língua oficial portuguesa (PALOP) com mais mortes devido à doença (86), foi hoje anunciado.

Os dados foram avançados pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, durante o balanço epidemiológico diário, em Luanda.

Entre os novos casos, quatro foram diagnosticados em Cabinda, todos de transmissão local, seis no Soyo (Zaire), também de transmissão local, e os restantes são de Luanda. Os novos casos reportam-se a pessoas com idades entre os 22 e os 69 anos, sendo 29 do sexo masculino e oito do feminino.

Os óbitos foram de cidadãos angolanos, dois do sexo masculino, com 62 e 68 anos, e um do feminino, de 74 anos.

Outros 584 doentes já recuperaram e 1.182 estão em tratamento, dos quais três são considerados críticos e 26 graves, adiantou Franco Mufinda.

Os laboratórios angolanos processaram cerca de 171 amostras, num cumulativo de cerca de 49 mil colheitas.

O secretário de Estado destacou ainda que a partir de sábado passa a ser permitida quarentena e isolamento domiciliar, para quem tenha condições mínimas criadas.

O governante lembrou "o quão importante é realizar o teste de biologia molecular pré-embarque" dos passageiros que regressam a Angola, mas, sobretudo, a observação de algumas medidas e "cautela quanto à exposição", pois "tudo pode acontecer".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 754 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortes (86), apesar de ser apenas o segundo país com menos casos (1.852).

Seguem-se Guiné Equatorial (4.821 infetados e 83 óbitos), Cabo Verde (3.136 casos e 33 mortos), Moçambique (2.708 casos e 19 mortos), Guiné-Bissau (2.088 casos e 29 mortos) e São Tomé e Príncipe (885 casos e 15 mortos).

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
PALOP Angola coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)