Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Anticorpos de lamas impedem o coronavírus de entrar nas células humanas

Especialistas acreditam que nanocorpos podem ser usados para desenvolver um tratamento para pessoas com casos graves de Covid-19.
Mariana Ferreira 14 de Julho de 2020 às 13:25
Lamas
Lamas FOTO: Getty Images

Cientistas britânicos descobriram que anticorpos derivados de lamas impedem o novo coronavírus de entrar nas células humanas.

O estudo, publicado no site Nature Structural & Molecular Biology na segunda-feira, revela que os lamas, as alpacas e os camelos produzem anticorpos muito pequenos, designados nanocorpos, que são diminuídos pelos produzidos pelo sistema imunitário humano.

Após realizarem experiências em laboratório, foi possível perceber que estes anticorpos podem ser adaptados para neutralizar o vírus, ligando-se firmemente à sua 'proteína de pico' impedindo-o de entrar nas células humanas. 

A investigação ainda está no início, no entanto os especialistas acreditam que os nanocorpos de lamas podem eventualmente ser usados para desenvolver um tratamento para pessoas com casos graves de Covid-19.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
investigação lamas coronavírus covid-19
Ver comentários