Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Arqueólogos descobrem carruagem cerimonial de 79 d.C em Pompeia

"Esta é uma descoberta extraordinária que avança a nossa compreensão do mundo antigo", disse um arqueólogo.
Correio da Manhã 27 de Fevereiro de 2021 às 15:53
Arqueólogos descobrem carruagem cerimonial do século 79 DC em Pompéia
Arqueólogos descobrem carruagem cerimonial do século 79 DC em Pompéia FOTO: Reuters

Um grupo de arqueólogos descobriram uma carruagem cerimonial da Roma Antiga numa vila nos arredores de Pompéia, a cidade soterrada por uma erupção vulcânica em 79 d.C.

A carruagem de quatro rodas quase perfeitamente preservada feita de ferro, bronze e estanho foi encontrada perto dos estábulos de uma antiga villa em Civita Giuliana, cerca de 700 metros ao norte das paredes da antiga Pompéia.

Massimo Osanna, o diretor arqueológico de Pompéia, disse que a carruagem foi a primeira descoberta do género na área, que até agora produziu veículos funcionais usados para transporte e trabalho, mas não para cerimónias.

"Esta é uma descoberta extraordinária que avança a nossa compreensão do mundo antigo", disse Osanna, acrescentando que a carruagem teria "acompanhado momentos festivos para a comunidade, como desfiles e procissões".

O Ministério da Cultura chamou de "um achado único, sem precedentes na Itália".

Pompéia, 23 km a sudeste de Nápoles, era o lar de cerca de 13 mil pessoas quando foi soterrada sob as cinzas, pedras-pomes e poeira enquanto suportava a força de uma erupção equivalente a muitas bombas atômicas.

"Pompéia continua a surpreender-nos com este tipo de descobertas e continuará fazer por muitos anos, com 20 hectares da cidade a serem escavados", disse o ministro da Cultura, Dario Franceschini.

Ver comentários