Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

As diferenças entre as eleições no Reino Unido e em Portugal

As campanha dura até ao fecho das urnas e os eleitores são contactados pelos partidos para votarem.
8 de Junho de 2017 às 09:39
Eleições marcadas por fortes medidas de segurança
Eleições marcadas por fortes medidas de segurança FOTO: Reuters

As eleições no Reino Unido são muito diferentes das que acontecem em Portugal. Antes de mais, os ingleses não votam diretamente num partido. No seu boletim de voto aparecem os nomes dos candidatos que correm em cada zona. Naturalmente, acabam sempre por escolher personalidades ligadas a um partido, uma vez que os independentes têm menos forca. Por cada zona, ganha apenas o candidato mais votado que terá um lugar no parlamento.

Os eleitores portugueses podem consultar nas assembleias de voto as listas de candidatos a deputados em cada distrito, mas o que aparece no boletim são os símbolos dos partidos. No Reino Unido, a escolha é pessoal, em círculo uninominais.

Existem ainda pequenos detalhes que diferem em muito da nossa realidade. Antes de mais não há dia de reflexão. Ou seja, a campanha só acaba no final das votações. No dia pode haver apelo ao voto, o que contraria as regras portuguesas, já que um dia antes da eleição é proibido fazer qualquer tipo de apelo partidário.

Existe ainda uma outra situação que pode fazer admirar um cidadão português. Existem voluntários nas urnas que pedem o numero de eleitor de quem votou para comunicar à sede do partido aqueles que já cumpriram o seu dever. São os tellers. Ao fim da tarde, há quem verifique quem não votou e, se essa pessoa for alguém que à partida pudesse votar no candidato do partido, telefonam a lembrar a importância do voto. Mais: ate há quem dê boleias para garantir o voto.

Os britânicos podem ainda votar por correio. Imaginemos que trabalha longe de casa ou simplesmente não tem horário para ir em tempo útil às mesas de voto. Não há problema, facilmente um britânico pode votar por correio, desde que cumpra um determinado calendário. Nesta altura, muitos já terão votado, usando este sistema.

Outra diferença é em relação ao dia em que de realiza uma eleição. Em Portugal esta ocorre tendencialmente ao domingo. Em terras de Sua Majestade, as eleições acontecem a uma quinta-feira. As urnas estão abertas das 7h às 22h. Os resultados finais e definitivos só devem ser conhecidos na sexta-feira de manha.

Portugal Reino Unido política eleições regras campanha urnas sistema eleitoral diferenças
Ver comentários