Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Astrónomos descobrem galáxia anã e isolada quase tão velha como o Universo

"Bedin 1" é considerada um "fóssil vivo" do Universo primitivo.
Lusa 31 de Janeiro de 2019 às 17:48
Bedin 1
Universo
Universo
Bedin 1
Universo
Universo
Bedin 1
Universo
Universo

Astrónomos descobriram, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, uma galáxia anã e isolada quase tão velha como o Universo, à qual deram a idade de cerca de 13 mil milhões de anos, divulgou esta quinta-feira a Agência Espacial Europeia.

A galáxia, batizada com o nome de "Bedin 1", está a 30 milhões de anos-luz da Via Láctea e pertence ao grupo de galáxias anãs esféricas, que se caracterizam pelo seu pequeno tamanho, pouca luminosidade, falta de poeira e por populações de estrelas velhas.

Apesar de as galáxias anãs esféricas serem comuns, tendo já sido identificadas 22 em redor da Via Láctea, a "Bedin 1" tem a singularidade de estar muito isolada: está a dois milhões de anos-luz da galáxia mais próxima, e possivelmente sua 'hospedeira', a "NGC 6744".

Provavelmente, a "Bedin 1" será "a galáxia anã mais isolada que foi descoberta até à data", refere um comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA), que opera o telescópio Hubble em parceria com a agência espacial norte-americana NASA.

A partir das propriedades das estrelas da "Bedin 1", uma equipa internacional de astrónomos inferiu que a galáxia tem perto de 13 mil milhões de anos (o Universo tem uma idade estimada em 13,8 mil milhões de anos).

Por estar isolada, o que a impede de interagir com outras galáxias, e por ser tão velha, a "Bedin 1" é considerada um "fóssil vivo" do Universo primitivo.

Os resultados da descoberta foram publicados na revista sobre astronomia e astrofísica Monthly Notices of Royal Astronomical Society.


Monthly Notices Bedin Hubble ESA Universo Agência Espacial Europeia Via Láctea NGC NASA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)