Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Autoridades italianas emitem ordem de abate para urso em vias de extinção após ataque a pai e filho

Caso aconteceu no monte Peller, a norte de Trento. Os dois homens caminhavam na zona quando foram surpreendidos pelo animal.
Correio da Manhã 27 de Junho de 2020 às 17:30
Urso
Urso FOTO: Getty Images

As autoridades italianas ordenaram o abate de um urso em vias de extinção depois deste ter atacado dois homens.

O caso aconteceu no monte Peller, a norte de Trento, Itália, quando pai e filho caminhavam e foram surpreendidos pelo animal.

Numa entrevista ao New York Times, filho, um jovem com 28 anos, afirmou que o urso apareceu atrás de um arbusto, enquanto caminhava "área normalmente pacífica".

O animal acabou por arranhar Christian Misseroni: "não tive tempo de reagir", relembra. O pai, Fabio Misseroni, tentou socorrer o filho, mas foi igualmente mordido numa perna. O jovem acabou por distrair o animal e afastá-lo através de gritos e gestos.

Em declarações ao jornal L'Adige, o pai afirma que o momento que viveram terminou de forma "milagrosa", uma vez que o animal podia ter matado os dois.

As roupas com vestígios de sangue serão usadas para extrair ADN de forma a identificar o urso.

O presidente da região de Trentino, Maurizio Fugatti, membro do partido nacionalista da Liga do Norte, assinou a autorização para o abate do animals, mas o ministro do ambiente italiano tomou já uma posição junto daqueles que pedem a suspensão da medida.

"Confio na conciliação da salvaguarda da segurança pública com a conservação e proteção das espécies selvagens", afirmou o ministro Sergio Costa numa carta endereçada ao governador.

Vários grupos de direitos animais exigiram também o boicote da ordem de abate.

Segundo dados oficiais, a província de Trentino tem entre 82 e 93 ursos desta espécie ameaçada, já sujeita a um programa da União Europeia para recuperação de ursos alpinos.

Mas cartazes foram colocados por um grupo de direitos dos animais na sexta-feira exigindo um boicote da região por causa de sua ordem.

 

Trentino interesse humano animais questões sociais ambiente ecossistemas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)