Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Avião com Boris Johnson aterrou de emergência

Aeronave teve um problema no sistema hidráulico.
17 de Julho de 2016 às 23:33
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson FOTO: Reuters
Uma avaria no avião, que obrigou a uma aterragem de emergência, em que viajava o novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico para se encontrar com líderes europeus, culminou a semana atribulada de Boris Johnson na estreia no cargo.

"Houve um problema técnico no voo da RAF [Royal Air Force], no domingo à tarde, que transportava o ministro dos Negócios Estrangeiros e os seus responsáveis de Londres para Bruxelas, que obrigou a uma aterragem no aeroporto de Luton", próximo da capital britânica, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

"Após um pequeno atraso, o ministro prosseguiu a viagem para Bruxelas por meios alternativos", acrescentou a mesma fonte.

O aparelho sofreu um problema no sistema hidráulico e os bombeiros foram chamados ao local onde o avião aterrou, no aeroporto a norte de Londres, segundo o jornal Guardian.

A escolha da nova primeira-ministra britânica, Theresa May, de Boris Johnson para chefiar a diplomacia britânica foi recebida com surpresa em várias capitais europeias.

Johnson foi uma das figuras que liderou a campanha vitoriosa para a saída do Reino Unido da União Europeia, decisão que venceu o referendo do passado dia 23 de junho.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, deveria receber este domingo o antigo autarca de Londres para "contactos iniciais", antes de Johnson iniciar uma ronda de encontros para reconstruir relações com os seus homólogos, esta segunda-feira.

Johnson foi apupado num evento na embaixada francesa, na quinta-feira, a propósito do Dia da Bastilha, naquele que foi a sua primeira aparição pública como responsável pela diplomacia britânica.

O novo governante teve depois de reagir ao atentado terrorista em Nice, França (quinta-feira à noite) e à tentativa de golpe de Estado na Turquia, no dia seguinte.
Boris Johnson RAF Royal Air Force avião avaria aterragem de emergência política
Ver comentários