Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Bebé vendida pela mãe é resgatada pela polícia

Progenitora vendeu a criança quando ainda estava grávida.
18 de Setembro de 2013 às 19:28
Bebé foi vendida pela mãe quando ainda não tinha nascido
Bebé foi vendida pela mãe quando ainda não tinha nascido FOTO: Getty Images/Geoff Manasse

A polícia do estado brasileiro de Santa Catarina, sul do país, conseguiu localizar e resgatar uma bebé vendida há três meses pela própria mãe a um casal do estado vizinho, Paraná. A menina foi levada para um abrigo na cidade da mãe, Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, até a justiça decidir o seu futuro.

De acordo com o apurado pelo inspetor Osnei Valdir de Oliveira, de Balneário Camboriú, que comandou as investigações, a bebé foi vendida pela mãe, uma adolescente, quando ainda não tinha nascido. Depois do acerto financeiro com o casal comprador, a adolescente deu à luz numa cidade do litoral do estado do Paraná e a bebé foi registada com o nome do suposto pai, na verdade, o homem que a comprou.

Ainda segundo a investigação, o negócio terá sido arquitetado e intermediado por um homem, amigo da mãe da bebé. Ao saber que a adolescente grávida pretendia interromper a gestação por não ter meios financeiros para cuidar do bebé nem querer ter filhos agora, o rapaz convenceu-a, em vez de fazer um aborto, a vender a filha que esperava, e arranjou comprador.

Ao longo da gravidez, como parte do acordo, a adolescente recebeu do casal comprador 200 euros por mês, não se sabendo ainda quanto o intermediador recebeu. Há um mês, após uma denúncia anónima, as polícias de Santa Catarina e do Paraná começaram a investigar o caso e a bebé foi agora resgatada na cidade de Palmas, no interior paranaense, onde vive o casal que a comprou.

A polícia pediu a prisão de todos os envolvidos, que tiveram os nomes mantidos em sigilo, mas o pedido não foi aceite, e eles poderão aguardar julgamento em liberdade. O futuro da bebé vai ser decidido pela justiça de Balneário Camboriú, que poderá optar, entre outras saídas, por dar a criança a algum familiar que se comprometa a cuidar dela, ou encaminhar a menina para adopção legal.

Brasil bebé venda mãe resgate polícia
Ver comentários