Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Bolsonaro mais popular no Brasil apesar da pandemia de Covid-19

Presidente regista o maior índice de aprovação desde que tomou posse, em janeiro de 2019.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 15 de Setembro de 2020 às 01:30
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro FOTO: Epa
A popularidade do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que nos momentos mais graves da pandemia atingiu níveis críticos mas há cerca de dois meses começou a recuperar, registou outra forte subida e alcançou um novo recorde do seu mandato.

De acordo com uma sondagem do Instituto Ideia para a revista ‘Exame’, 40% dos brasileiros aprovam a atuação de Bolsonaro no comando do país, o maior índice desde que ele tomou posse em janeiro de 2019. Outros 40% desaprovam, naquele que é também o menor índice de rejeição do presidente desde a mesma data. Outros 19% não aprovam nem desaprovam e 1% dos inquiridos preferiu não opinar. 


Numa reviravolta constatada pela sondagem, entre os mais pobres e menos escolarizados, antigamente eleitores quase cativos do ex-presidente Lula da Silva, a aprovação a Jair Bolsonaro é agora de 61%, enquanto entre os mais ricos e escolarizados, votos que decidiram as presidenciais de 2018, é de 36%.

Na base desta reviravolta está não só o bem-sucedido argumento de que o desastre do combate ao coronavírus não foi culpa dele, uma vez que foi o Supremo Tribunal que decidiu que os governos regionais e municipais tinham autonomia nas decisões, mas, principalmente, a criação de um apoio de emergência de cerca de 100 euros mensais a mais de 50 milhões de pessoas, fazendo disparar o apoio até no Nordeste, antes reduto da esquerda.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Jair Bolsonaro Brasil Covid-19 política eleições questões sociais governo (sistema) executivo (governo)
Ver comentários