Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Câmara perdida capta as últimas imagens dos alpinistas que morreram nos Himalaias

Grupo encontrava-se a escalar o segundo ponto mais alto da Índia, conhecido como Nanda Devi, quando perderam o contacto.
Correio da Manhã 9 de Julho de 2019 às 10:51
Oito alpinistas faziam parte de um grupo maior que partiu da Índia
Himalaias
Oito alpinistas faziam parte de um grupo maior que partiu da Índia
Himalaias
Oito alpinistas faziam parte de um grupo maior que partiu da Índia
Himalaias

As autoridades indianas partilharam um vídeo que mostra os últimos momentos de uma equipa de oito alpinistas cujos corpos foram recuperados nas montanhas dos Himalaias.

Os elementos do grupo morreram em maio enquanto subiam os Himalaias. 

O vídeo agora divulgado, com cerca de dois minutos, mostra quatro cidadãos do Reino Unido, dois americanos, um homem indiano e um australiano, a caminharem lentamente.

Nas imagens partilhadas pela Polícia de Fronteira Indo-Tibetana esta segunda-feira, é possível ver os oito elementos do grupo ainda juntos.




De acordo com o que avança a BBC, o grupo encontrava-se a escalar o segundo ponto mais alto da Índia, conhecido como Nanda Devi, quando perderam o contacto, no dia 26 de maio.

Dos oito elementos, ainda só foi possível recuperar sete dos corpos. O homem britânico, Martin Moron, continua desaparecido.

Foi possível à polícia partilhar agora estas imagens depois de uma câmara, que captou as imagens, ter sido encontrada enterrada na neve numa zona próxima do local onde foram recuperados os corpos, no mês de junho.

Vivek Kumar Pandey, porta-voz da polícia, explicou que o peso do grupo pode ter desencadeado uma avalancha. O homem referiu ainda que estas imagens vão agora ser usadas para realizar investigações.

"Foi fascinante para nós podermos ver aquelas imagens", revelou Pandey.

Recorde que o grupo começou a subida no passado dia 13 de maio. Do grupo, liderado pelo britânico Martin Moran, faziam parte John McLaren, Rupert Whewell e Richard Payne, do Reino Unido, os norte-americanos Anthony Sudekum e Ronald Beimel, a australiana Ruth McCance e o guia indiano Chetan Pandey.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)