Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Cão ataca dono até à morte enquanto homem está a ter ataque epilético

Homem, de 35 anos, foi mordido no pescoço. "Acho que a ideia não era magoá-lo", disse o pai da vítima.
Correio da Manhã 23 de Setembro de 2020 às 13:16
Police
Police FOTO: Getty Images

Um cão mordeu o dono até à morte depois do homem, de 35 anos, ter desmaiado durante um ataque de epilépsia. Jonathan Halstead morreu dentro de casa em Shaw, perto de Oldham, no Reino Unido, após

O cruzamento de Staffordshire Bull Terrier e Bull Mastiff causou "graves ferimentos no pescoço" a Halstead, antes de arrastar o dono para debaixo da cama. O animal também reagiu mal à presença dos paramédicos quando estes chegaram ao local. 

Engenheiro de profissão, Halstead morreu antes de chegar ao hospital, onde a autópsia revelou que as causas da morte foram as dentadas do cão no pescoço. Os pais do homem, que viviam com ele e acionaram o alerta para as autoridades acreditam que o animal não queria magoar o filho. "Sempre foi um bom cão", recordou Rochdale Coroner's Court.

No entanto, o pai da vítima lembra-se do dia em que tudo aconteceu. A família preparava-se para viajar quando ouviu um grande barulho. "Estava no quarto a vestir-me quando ouvi um barulho enorme. Ele estava deitado, absolutamente reto e imóvel, no chão. Quando Jonathan tinha ataques de epilépsia, Bronson costumava ladrar para tentar ter uma resposta por parte dele e eu sempre achei melhor não interferir nisso", disse ao jornal britânico Daily Mail.

"Eu acho que a ideia não era magoá-lo, mas foi o que aconteceu", continuou o pai da vítima.

Halstead continuou a recordar o dia, afirmando que foi naquele momento que chamou a polícia e os paramédicos. Quando regressei, encontrei Bronson "deitado ao lado de Jonathan" a lamber-lhe o peito. "O cão não deixava ninguém entrar ali". O cão acabou por ser abatido.

Halstead sofria de epilepsia desde os 11 anos e adotou Bronson quando ainda era um cachorro, em 2013. 

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários