Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

'Capacete azul' morto em ataque no norte de Mali

'Capacete azul' foi hoje morto por disparos de 'rockets' contra o campo da missão da ONU no Mali.
7 de Outubro de 2014 às 21:53
Ataque no norte de Mali
Ataque no norte de Mali FOTO: Reuters

Um 'capacete azul' foi morto esta terça-feira por disparos de 'rockets' contra o campo da missão da ONU no Mali (Minusma) em Kidal, extremo-norte do país, indicou à agência noticiosa AFP um membro da força internacional.


"Pelo menos quatro 'rockets' foram disparados sobre o campo da Minusma em Kidal. De momento, o balanço provisório aponta para um morto, um 'capacete azul'", disse a mesma fonte.


Os disparos ocorreram quatro dias após um mortífero ataque contra a Minusma, que custou a vida a nove soldados nigerianos e que segundo fontes militares e diplomáticas ocorreu após ameaças emitidas por um chefe 'jihadista' maliano.


Iyad Ag Ghaly, que liderou uma rebelião tuaregue no Saara antes de anunciar a formação do grupo armado Ansar Dine, desapareceu em janeiro de 2013, logo após a intervenção das tropas francesas para expulsar os rebeldes islamitas da capital Bamako.


O líder rebelde reapareceu no mês passado através de uma mensagem em vídeo onde anunciava o regresso ao combate e referir que o grupo estava "preparado para se juntar aos nossos irmãos para combater os cruzados e infiéis que se uniram para combater o islão na nossa terra".

capacete azul rockets ONU mali
Ver comentários