Cinco pessoas ficaram este domingo feridas num aparatoso acidente no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, informou a organização da prova. O carro da piloto alemã de 17 Sophia Floersh chocou com outro concorrente e voo literalmente contra uma das barreiras da prova, num acidente que arrepiou quem assistia à prova.
A corrida foi interrompida pouco antes das 16h00 (08h00 em Lisboa), sendo retomada quase uma hora após o carro da jovem alemã Sophia Floersh ter saído da pista em grande velocidade, ultrapassando os 'rails' de proteção na abordagem à curva do Hotel Lisboa.
Segundo a organização, em comunicado, o acidente provocou ferimentos em dois pilotos, dois fotógrafos e um fiscal da corrida.
A organização informou que todos os envolvidos foram transportados conscientes para o hospital onde se encontram a receber cuidados médicos.
Sophia Floersh, de 17 anos, natural da Alemanha, que fazia a sua estreia no Grande Prémio de Macau, ficou ferida com gravidade. A adolescente fraturou a coluna e está a receber tratamento no hospital. Prevê-se que seja submetida a uma cirurgia esta domingo.
Apesar de não ter carta de condução - na Alemanha como em Portugal a idade legal mínima é de 18 anos - a piloto participa há muito em competições automóveis.
A polícia retirou as barreiras do circuito e formou um cordão de segurança no local do acidente.
Cerca de uma dezena de polícias, de bombeiros e equipas de socorro da organização estavam presentes no local do acidente, a poucos metros do emblemático Hotel Lisboa, constatou a Lusa.
Passados cerca de 30 minutos do incidente, o carro foi removido do local e, apesar do acidente aparatoso, não era visíveis danos significativos.
Por esta altura, a piloto já tinha sido transportada para a unidade hospitalar que serve de apoio ao Grande Prémio.
No ano passado, a competição ficou marcada pela morte do piloto britânico Daniel Hegarty (Honda), de 31 anos, na sequência de um acidente, ocorrido a meio da prova de motos, que não registava fatalidades desde 2012.
O Grande Prémio de Macau inclui três corridas de carros - as taças do mundo de Fórmula 3, GT e de carros de turismo (WTCR) -, bem como a 52.ª edição do Grande Prémio de motos, além da taça de carros de turismo de Macau e a taça da Grande Baía.
Sophia Floersch já reagiu nas redes sociais "Só queria que soubesse que estou bem, mas vou ser submetida a uma cirurgia amanhã de manhã. Queria agradecer à Federação internacional de automobilismo, HWA AG e Mercedes-AMG Petronas Motorsport que têm cuidado de mim. Obrigada a todos pelas mensagens de apoio. Dou novidades brevemente", escreveu no Twitter.
Just wanted to let everybody know that I am fine but will be going into Surgery tomorow morning. Thanks to the @fia and @hwaag_official@MercedesAMGF1 who are taking great care of me. Thanks to everybody for the Supporting messages. Update soon.