Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Noruega anuncia ajuda de 12,7 milhões a Moçambique e vizinhos regionais para combate ao coronavírus

Esforço financeiro, anunciou o executivo da Noruega, irá para os países prioritários, entre os quais o Maláui, Moçambique, Sudão e República Democrática do Congo, além do Nepal.
Lusa 12 de Maio de 2020 às 19:10
Coronavírus África
Coronavírus África FOTO: Reuters
O Governo da Noruega propôs hoje uma ajuda financeira a Moçambique e outros países da África Subsaariana no valor de 12,7 milhões de euros para o combate aos efeitos da pandemia da covid-19.

"O que é uma crise para a Noruega pode transformar-se num desastre nos países em desenvolvimento", disse o ministro do Desenvolvimento Internacional, Dag-Inge Ulstein.

"Os países africanos estão a enfrentar grandes desafios em lidar com a pandemia da novo coronavírus, e nesta situação a Noruega vai fazer mais para ajudar estes países a fortalecer os seus sistemas de saúde e ajudar os povos mais vulneráveis", acrescentou o governante.

O esforço financeiro, anunciou o executivo da Noruega, irá para os países prioritários, entre os quais o Maláui, Moçambique, Sudão e República Democrática do Congo, além do Nepal.

"A crise económica e os cortes dramáticos no rendimento estão a afetar muitas pessoas que já têm muito pouco, particularmente nas áreas urbanas e muitos populosas", acrescentou o ministro, concluindo que "a crise pode levar a sérios reveses nos progressos já feitos relativos ao desenvolvimento, e tornar mais difícil alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [definidos pelas Nações Unidas]".

O número de mortos da covid-19 em África subiu hoje para os 2.336, com mais de 66 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 2.290 para 2.336, enquanto os infetados com covid-19 passaram de 63.325 para 66.373.

O número total de doentes recuperados aumentou de 21.821 para 23.095.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Ver comentários