Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Conselho da ONU reúne por causa de Mali

Conselho de Segurança das Nações Unidas irá reunir-se na segunda-feira, a pedido de França, para discutir a situação de conflito no Mali, foi anunciado.
13 de Janeiro de 2013 às 21:56
França prosseguiu este domingo, pelo terceiro dia consecutivo, os bombardeamentos aéreos em apoio ao exército maliano para combater os radicais islâmicos
França prosseguiu este domingo, pelo terceiro dia consecutivo, os bombardeamentos aéreos em apoio ao exército maliano para combater os radicais islâmicos FOTO: Joe Penney/Reuters

De acordo com o porta-voz da missão francesa nas Nações Unidas, a reunião foi agendada para as 12h00 locais (17h00 em Lisboa).

Em causa está um conflito entre o exército do Mali e grupos islamitas que controlam o norte do país.

França prosseguiu este domingo, pelo terceiro dia consecutivo, os bombardeamentos aéreos em apoio ao exército maliano para combater os radicais islâmicos.

Estes grupos invadiram o norte do país na sequência do golpe de Estado de 22 de março de 2012, que derrubou o presidente maliano democraticamente eleito Amadou Toumani Touré.

Em dezembro passado, o Conselho de Segurança da ONU votou uma resolução que cria uma força africana de 3.300 homens para ajudar o Mali a reconquistar o norte.

Entre os grupos islâmicos armados que dominam o norte do Mali contam-se a Al-Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI), a Ansar Dine e o Movimento para a Unidade e a Jihad na África Ocidental (MUJAO).

onu nações unidas mali aqmi bombardeamentos al-qaeda
Ver comentários