Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Coreia do Norte alerta para "poeira amarela" vinda da China carregada de vírus e material tóxico

País teme que esta nuvem possa trazer uma carga de coronavírus e pediu à população que se mantivesse em casa. 
Correio da Manhã 23 de Outubro de 2020 às 09:20
Kim Jong-un
Kim Jong-un FOTO: Getty Images
A televisão da Coreia do Norte, controlada pelo Estado, alertou esta quarta-feira para uma nuvem de "poeira amarela" carregada de "material tóxico, vírus e microorganismo patogénico" vinda da China. 

O país teme que esta nuvem possa trazer uma carga de coronavírus e por isso pediu à população que se mantivesse em casa. 

De acordo com a BBC, 
o Turquemenistão também alegou a "poeira carregada de vírus" para levar os cidadãos a usar máscara. Algumas embaixadas também emitiram alertas, uma delas foi a embaixada russa, escrevendo na página de Facebook que o Ministério das Relações Externas da Coreia do Norte tinha avisado várias embaixadas e organizações internacionais no país sobre a tempestade de areia. Foi feita a recomendação a todos os estrangeiros para ficarem em casa e fecharem bem as janelas na quinta-feira.

A poeira amarela refere-se à areia dos desertos da Mongólia e da China que atinge a Coreia do Norte e do Sul sazonalmente. É misturada com material tóxico que "durante anos levantou preocupações de saúde em ambos os países", afirma a BBC.

A Coreia do Norte afirma estar livre do coronavírus, mas mantém alerta máximo desde janeiro. As fronteiras continuam fechadas e há limitação de circulação.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirma que o novo coronavírus pode permanecer no ar "durante horas" mas é improvável que alguém seja infetado através destas partículas no ar visto que o modo de contágio é através de contacto físico e gotículas.

Coreia do Norte China Estado política diplomacia
Ver comentários