Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Coreia do Norte testa mísseis no mar do Japão

As forças armadas da Coreia do Norte dispararam nesta sexta-feira mísseis de curto alcance no Mar do Japão, informou nesta sexta-feira a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, numa altura de tensão crescente após o recente teste nuclear de Pyongyang. 
15 de Março de 2013 às 16:13

Uma unidade das forças armadas norte-coreanas testou o lançamento dos mísseis, que se presumem ser KN-02 e que se estima terem um alcance de 120 quilómetros.

"O lançamento foi visto como um teste à capacidade da Coreia do Norte no lançamento de mísseis de curto alcance", dissse fonte das forças armadas sul-coreanas, acrescentando que o teste foi feito por uma unidade do exército e não a nível nacional.

Os ensaios militares ocorreram um dia após o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ter supervisionado um exercício de artilharia com fogo real junto à fronteira do Mar Amarelo, disputada com a Coreia do Sul.

A área tem sido centro de conflitos sangrentos entre Norte e Sul, com algumas das mais elevadas tensões militares dos últimos anos, sendo visto como local estratégico para um novo confronto entre os dois países.

Kim fez na semana passada uma visita de inspeção às mesmas unidades de artilharia, que foi amplamente coberta pela televisão estatal e pela Agência Central de Notícias da Coreia (ACNC).

A Coreia do Norte ameaçou desencadear uma segunda Guerra da Coreia - com uso de armas nucleares - em resposta às sanções da ONU impostas após o seu terceiro teste atómico em fevereiro e às manobras militares da Coreia do Sul com os Estados Unidos.

Até agora a fronteira terrestre e marítima que divide as duas Coreias manteve-se calma, embora tensa, com o Sul a classificar as ameaças norte-coreanas como uma tentativa de colocar "pressão psicológica" sobre Seul.

coreia do norte pyongyang mísseis nuclear oriente japão
Ver comentários