Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Coreia do Norte sem tecnologia para ataque nuclear aos EUA

Pyongyang está a testar outro tipo de tecnologia para atingir os Estados Unidos com mísseis balísticos.
13 de Fevereiro de 2016 às 08:25
Relatório do Pentágono revela testes falhados da Coreia do Norte
Relatório do Pentágono revela testes falhados da Coreia do Norte FOTO: Getty Images

O Pentágono declarou, na sexta-feira, que a Coreia do Norte não tem capacidade tecnológica para cumprir o seu objetivo de lançar um ataque com um míssil nuclear contra os Estados Unidos.

Esta posição foi expressa num relatório entregue ao Congresso norte-americano, elaborado antes do quarto teste nuclear de Pyongyang, no mês passado, e do lançamento de um míssil de longo alcance, no início deste mês.

O míssil balístico intercontinental KN-08 da Coreia do Norte "seria provavelmente capaz" de atingir os Estados Unidos se fosse bem desenhado e desenvolvido, indica o relatório.

No entanto, a Coreia do Norte não tem sido capaz de realizar voos de teste no sistema altamente complexo, e a sua "atual fiabilidade como sistema de armas é reduzida".

"O ritmo do progresso vai também depender, em parte, da tecnologia e apoio que conseguirem adquirir de outros países", é dito.

Pyongyang está a testar outro tipo de tecnologia para atingir os Estados Unidos com mísseis balísticos intercontinentais lançados para o espaço, mas não tem um veículo de reentrada, aponta o relatório.

Coreia do Norte Estados Unidos Congresso Pyongyang defesa mísseis ataque nuclear
Ver comentários