Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Coronavírus fica ativo na pele durante nove horas

Utilização de desinfetante mata vírus em 15 segundos.
Rodrigo Amaral 19 de Outubro de 2020 às 08:24
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Luís Alvarez
Um estudo feito por investigadores japoneses revelou que o novo coronavírus permanece ativo na pele durante cerca de nove horas. Estes dados reforçam a necessidade de lavagem das mãos para evitar o contágio do vírus. “A sobrevivência de nove horas do SARS-CoV-2 (a estirpe do vírus que causa a doença Covid-19) na pele humana pode aumentar o risco de transmissão por contacto em comparação com o IAV (vírus da influenza A ), acelerando assim a pandemia”, revelaram os especialistas.

O estudo foi feito a partir de amostras de pele retiradas de autópsias a cadáveres humanos cerca de 24 horas após a sua morte, levando os autores da pesquisa a concluir que “a higiene das mãos pode reduzir esse risco” pois, tal como no vírus da gripe, o novo coronavírus é desativado em 15 segundos através da aplicação de etanol, usado em desinfetantes para as mãos.

Confinamento imediato de três semanas
O assessor científico do governo britânico, Jeremy Farrar, revelou que o Reino Unido precisa de impor imediatamente um confinamento nacional de três semanas para que seja possível controlar os casos no país. “As medidas em vigor não vão fazer com que as transmissões desçam o suficiente”, afirmou Farrar numa entrevista à Sky News, reforçando a urgência de uma decisão.

pormenores
Suíça reforça medidas
O governo federal da Suíça anunciou que o uso de máscara em locais públicos fechados vai passar a ser obrigatório em todo o país e os ajuntamentos com mais de 15 pessoas na via pública estão proibidos a partir desta segunda-feira.

Confinamento nacional
Mesmo com o maior índice de infeções na Europa, o governo checo revelou que vai esperar pelo menos mais duas semanas até avançar com a decisão de um confinamento nacional.

Mais medidas na Irlanda
O governo irlandês anunciou que vão ser tomadas medidas “decisivas” e “a nível nacional” pois a imposição do ‘nível 3’ de risco face ao novo coronavírus “não resultou”.

Novo recorde diário
O Ministério da Saúde italiano revelou que o país registou um novo recorde diário de infeções ao contabilizar 11 705 casos confirmados com o novo coronavírus num único dia.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários