Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Detetado foco de gripe das aves em loja de animais na Córsega

Deteção do H5N8 surgiu depois de este vírus ter sido detetado nas últimas semanas em aves selvagens e domésticas na Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Irlanda.
Lusa 17 de Novembro de 2020 às 00:58
Gripe das aves
Gripe das aves FOTO: Getty Images
As autoridades sanitárias de França detetaram um foco de gripe das aves H5N8 "altamente patogénica" dentro de uma loja de animais na ilha da Córsega, anunciou segunda-feira o Ministério da Agricultura.

A deteção do H5N8 surgiu depois de este vírus ter sido detetado nas últimas semanas em aves selvagens e domésticas na Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Irlanda.

O foco francês foi detetado depois de reportado um "nível anormal de mortalidade" de entre as aves de uma loja de animais, acrescenta a tutela em comunicado, citado pela agência espanhola Efe.

Depois de conhecido este caso, o Ministério da Agricultura convocou uma reunião com vários especialistas para aumentar o nível de alerta para o H5N8 em todo o país.

Este alerta já tinha sido imposto em 05 de novembro, nas regiões pelas quais as aves costumam passar nas rotas migratórias, uma vez que o risco está comprovado com a deteção de vários casos em outros países europeus.

As autoridades dos Países Baixos ordenaram o abate de 215 mil galinhas depois de diagnosticados vários casos da doença.

O Ministério da Agricultura francês estabeleceu também um sistema de vigilância para as aves na região da Córsega na qual foi detetado o foco, assim como a vigilância permanente dos criadores de aves que trabalhavam diretamente com a loja de animais onde foram detetadas as aves infetadas.

Córsega França H5N8 Ministério da Agricultura Países Baixos interesse humano animais
Ver comentários