Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Donald Trump ameaça atacar Irão "com força esmagadora"

Presidente dos EUA reagiu depois de Rouhani falar de atos “de atrasados mentais”.
Francisco J. Gonçalves 26 de Junho de 2019 às 01:30
Trump
Donald Trump, Presidente dos EUA
Donald Trump
Trump
Donald Trump, Presidente dos EUA
Donald Trump
Trump
Donald Trump, Presidente dos EUA
Donald Trump
Donald Trump ameaçou esta terça-feira "obliterar" partes do Irão se a República Islâmica atacar alvos norte-americanos. A ameaça do presidente dos EUA surgiu no Twitter horas depois de o homólogo iraniano, Hassan Rouhani, classificar as novas sanções que visam Ali Khamenei, líder supremo do Irão, como um ato "de atrasados mentais".

Trump denunciou "a declaração insultuosa" de Rouhani e escreveu: "Qualquer ataque a algo norte-americano será respondido com força esmagadora. E, em algumas áreas, esmagador significará obliteração."

Rouhani tinha denunciado pouco antes como "inúteis" as sanções a Khamenei, uma vez que Ayatollah não tem bens no estrangeiro. O presidente acusou ainda Trump de ter cortado "de forma permanente os canais diplomáticos" que restavam.

Recorde-se que a tensão entre os dois países está em crescendo desde 2018, quando Trump retirou os EUA do acordo nuclear assinado por Obama em 2015 e agravou-se no mês passado quando proibiu as compras de petróleo iraniano. A guerra esteve mesmo à vista no dia 20. O Irão abateu um drone dos EUA e Trump suspendeu no último momento um ataque retaliatório, alegadamente para evitar a morte de civis.

PORMENORES
Macron mediador
O presidente francês, Emmanuel Macron, falou ao telefone com Rouhani para tentar travar a perigosa escalada de tensão.

Desafio de Rouhani
O presidente iraniano respondeu à ameaça dos EUA em tom de desafio: "A paciência estratégica de Teerão não significa que tenhamos medo."

Bolton fala de negociação
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, afirmou que a porta está aberta para negociar " o fim do programa nuclear" iraniano apesar do "apoio do Irão ao terrorismo".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)