Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Donald Trump anuncia que EUA vão cortar laços com a Organização Mundial de Saúde

Presidente dos EUA disse que vai redirecionar fundos para outras organizações.
Correio da Manhã 29 de Maio de 2020 às 20:02
Donald Trump
Donald Trump
O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje que terminou o relacionamento entre os Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que acusou de ser inapta na gestão da pandemia de covid-19.

Donald Trump alega que a OMS não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas, acusando-a de ser demasiado benevolente com o Governo chinês.

"Porque falharam em fazer as reformas necessárias e requeridas, terminamos o nosso relacionamento com a Organização Mundial de Saúde e iremos redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir", disse Trump, em declarações aos jornalistas.


"A China tem controlo total sobre a Organização Mundial da Saúde, apesar de pagar apenas 40 milhões de dólares por ano em comparação com o que os Estados Unidos pagam, que são aproximadamente 450 milhões de dólares por ano", referiu Trump durante uma conferência de imprensa.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)